Cinema

‘Animais Fantásticos’: J.K. Rowling se manisfesta sobre controvérsia envolvendo sexualidade de Dumbledore

por Raphael Amador
há 3 meses

Vixe, gente, muitos fãs da saga Harry Potter estão revoltados que o segundo filme da franquia “Animais Fantásticos” não vai explorar abertamente a homossexualidade de Dumbledore. A controvérsia começou após o diretor David Yates dizer à Entertainment Weekly que a orientação sexual do bruxo não seria abordada “de forma explícita” em “Os Crimes de Grindelwald”, como contamos aqui.

Mas eu acho que todos os fãs estão cientes disso“, afirmou Yates. “Ele teve um relacionamento muito intenso com Grindelwald quando eram jovens. Eles se apaixonaram um pelo outro e por suas ideias e ideologias“, completou.

A fala do cineasta foi suficiente para fazer com que alguns fãs começassem a criticar a autora J.K. Rowling no Twitter.

Se não está óbvio até agora: Rowling disse que Dumbledore era gay anos atrás puramente para tentar evitar críticas por não ter diversidade suficiente. Ela nunca disse nada sobre isso na série [de livros], e agora não vai falar novamente em ‘Animais Fantásticos’“, escreveu um internauta.

J.K. Rowling: Sim, Dumbledore é gay! Só não coloquei isso nos livros.
Nós: Ooh! Talvez eles façam melhor no filme centrado em Dumbledore.
Diretor: Não, ele só é gay fora das páginas e fora das telonas. Ele é gay no coração de vocês
“, publicou outro usuário da rede social.

Os comentários foram tantos que a escritora resolveu se manifestar no Twitter, na noite desta quarta (31).

Estão me enviando mensagens abusivas sobre uma entrevista que não me envolvia, sobre um roteiro que eu escrevi, mas que nenhuma das pessoas com raiva leram, que é parte de um série de cinco filmes e este é apenas um. Obviamente há muita diversão, mas sabe o que é *mais* divertido?“, escreveu ela, divulgando um GIF de “mute”, que é uma ferramenta da rede social usada quando se quer silenciar algum perfil.

Como contamos aqui, Rowling já tinha garantido que a sexualidade do bruxo seria trabalhada na franquia, o que ainda pode acontecer nos três seguintes, após “Os Crimes de Grindelwald”. “Eu sou bem tranquila com relação a essa questão. Eu gostaria de falar sobre isso porque, obviamente, é uma história em cinco partes, há muito o que se descobrir nessa relação. Vocês verão Dumbledore como um homem mais jovem, um tanto perturbado. Veremos ele naquele período de formação em sua vida. Se tratando de sua sexualidade, fiquem ligados“, afirmou ela em 2016.

“Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald” tem estreia marcada para 15 de novembro deste ano.