Cinema

Bapho! Petição pede que Matt Damon seja retirado de “Oito Mulheres e Um Segredo”

por Raphael Amador
há 4 meses

Com a onda de denúncias de assédio sexual que vieram à tona nos últimos meses em Hollywood, fãs do novo “Oito Mulheres e Um Segredo” criaram uma petição para que a aparição do ator Matt Damon seja retirada do filme, que tem estreia marcada para o ano que vem.

oito-mulheres-20198423

Como diz o abaixo-assinado, o longa, que é estrelado por Sandra Bullock, Cate Blanchett, Anne Hathaway e outras grandes atrizes, “deveria ser um filme poderoso para as mulheres“. O documento alega que o ator “não só ignorou, mas permitiu o comportamento inadequado de seu amigo Harvey Weinstein, tentando boicotar uma matéria do New York Times em 2004, que detalhou casos em que Weinstein usou sua posição como um executivo de alto escalão para assediar e até abusar de mulheres“.

De acordo com a revista Us Weekly, Damon negou que tentou impedir a veiculação da matéria e alegou que não sabia das acusações contra o produtor que ajudou a alavancar sua carreira.

(Foto: Getty)

(Foto: Getty)

O ator também foi criticado na semana passada por dizer, em entrevista à ABC News, que havia um “espectro de comportamento” e uma “diferença entre passar a mão na bunda de alguém e um estupro ou abuso infantil“. E ele acrescentou: “Ambos os comportamentos precisam ser confrontados e erradicados sem questionamento, mas não devem ser confundidos, certo?“.

A petição, que já conta com mais de 19 mil assinaturas, afirma ainda que “a inclusão de Damon [no filme] trivializaria a natureza séria das acusações contra abusadores sexuais como Weinstein – um show de desrespeito enorme para as mulheres corajosas que estão se manifestando“. Ela também pede aos produtores do longa, George Clooney e Steven Soderbergh, que cortem a participação do ator no filme.

A versão feminina de “Onze Homens e Um Segredo” conta a história de Debbie (Bullock), irmã de Danny Ocean (personagem de Clooney no longa original) que reúne um grupo com mais sete mulheres para tentar o “roubo do século”, durante a cerimônia do tradicional Met Gala, em Nova York. Rihanna, Sarah Pulson, Helena Bonham Carter, Mindy Kaling e Awkwafina também estão no elenco. Já viram o primeiro trailer?

A estreia está marcada para 7 de junho de 2018.