Juan Izquierdo: Mãe emociona ao contar qual era o sonho do filho e faz revelação sobre o falecimento; assista

No “Fantástico” deste domingo (1º), um cardiologista também mencionou a importância de seguir os protocolos da Fifa nestes casos

No “Fantástico” deste domingo (1º), Sandra Viana, mãe do jogador Juan Izquierdo, revelou um sonho que seu filho tinha e se surpreendeu com o carinho recebido do público. Ela ainda contou o que os médicos lhe disseram ao chegar no hospital, afirmando que o zagueiro já estava morto quando deu entrada na unidade de saúde. A reportagem também detalhou o que teria acontecido.

Izquierdo deu entrada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, na noite de 22 de agosto, após sofrer uma arritmia cardíaca durante a partida entre o São Paulo Futebol Clube e o Nacional-URU, pela Copa Libertadores da América. O uruguaio foi atendido pela equipe médica do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o MorumBIS, e prontamente conduzido ao hospital.

A morte, por sua vez, só foi confirmada na noite de terça-feira (27). O zagueiro faleceu em decorrência de morte encefálica após parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca. Ele deixou a esposa Selena e os dois filhos. O translado do corpo para o velório e sepultamento foi feito por um avião da Força Aérea Uruguaia, e o funeral foi realizado na quinta (29), em Montevidéu.

A tragédia reuniu torcedores de diversos clubes e comoveu a população. “Estou muito impressionada com todo carinho que recebemos, não só de uruguaios, mas dos brasileiros por tudo que fizeram pelo Juan”, declarou Sandra. Em seguida, ela entregou qual era o maior desejo de seu filho.

“O sonho dele era comprar uma casa para o pai. Ele era um garoto muito amoroso. Essa casa aqui foi a gente que construiu, e ele trabalhou com enxada, tijolo, carregando areia. Ele vinha esgotado do treino, comia, dormia e ajudava na construção da casa. Ele nasceu e viveu para o futebol”, contou.

Juan Izquierdo foi socorrido ainda em campo durante partida do Nacional-URU contra o São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Continua depois da Publicidade

Sandra e Nelson, pai do jogador, estavam assistindo ao jogo quando Juan sofreu a arritmia. Eles foram informados sobre a gravidade do quadro e viajaram para o Brasil na manhã seguinte. “Lá no hospital, nos disseram que ele já chegou morto e que fizeram 19 minutos de reanimação cardíaca para ver o que poderiam fazer com ele”, recordou a mãe.

Conforme o dominical, ela também foi surpreendida com a declaração do secretário de esportes de Uruguai sobre o diagnóstico de Izquierdo, dado quando ele tinha 17 anos. “Ele era menor de idade e nunca vieram nos falar: ‘Olha, pais, ele está com uma pequena arritmia no coração’ (…) Ele se foi tão jovenzinho, com tantos sonhos para realizar”, lamentou Viana. Assista:

Continua depois da Publicidade

Do campo ao hospital

Quatro cardiologistas ouvidos pelo “Fantástico” apontaram que o atendimento feito em campo pode ter confundido um problema cardíaco com um neurológico. “Atividade semelhante a uma convulsão lenta deve ser considerada como uma parada cardíaca súbita, e não deve ser confundida com uma convulsão”, diz o protocolo da Fifa.

De acordo com um representante da Conmebol, Izquierdo respirava, tinha pulsação e nenhum sinal de parada cardíaca quando entrou na ambulância. Apesar da informação, o cardiologista Fabrício Braga reforçou a necessidade de seguir as normas.

“Se tiver muita dúvida, tentar reanimar uma pessoa que não está em parada cardíaca não vai causar nenhum mal para ela. Ao passo que deixar uma pessoa em parada cardíaca sem as manobras de compressão torácica é para definir o destino ruim dela”, explicou o especialista.

Continua depois da Publicidade

O trajeto entre o estádio do Morumbi e o hospital Albert Einstein foi de menos de 15 minutos. Lá, o coração do uruguaio foi ressuscitado com desfibrilador e manobra. No boletim médico consta que o paciente “foi admitido em parada cardíaca com início indeterminado”. No entanto, ele piorou durante os cinco dias em que esteve na UTI e teve a morte cerebral constatada.

Despedida da família

Em carta aberta nos stories do Instagram, Selena desabafou sobre a perda do marido, com quem teve uma filha, de 2 anos, e um bebê, que nasceu há menos de duas semanas. “Hoje tenho que me despedir da minha metade, o amor da minha vida. Para muitos, Juan Izquierdo. Para mim, Juanma, meu melhor amigo, meu marido, pai dos meus filhos, meus dois amores incondicionais. Parte de mim morre hoje com você. Você foi uma grande pessoa, nobre, amorosa, sem maldade. Você foi um anjo nesta terra e será um anjo no céu“, escreveu. Saiba mais detalhes do caso, clicando aqui.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques