Famosos

Jay Asher, autor de “Os 13 Porquês”, é expulso de organização de escritores por assédio sexual

por Raphael Amador
há 3 meses

Eita! Jay Asher, autor do livro que deu origem à série “13 Reasons Why”, foi expulso da Sociedade de Escritores e Ilustradores de Livros Infantis (SCBWI, da sigla em inglês) no ano passado, depois que a organização determinou que ele tinha violado o código de conduta sobre assédio sexual. Como informou a EW, a notícia veio a público nesta segunda-feira (12), por meio de um e-mail do diretor da instituição à Associated Press. Além de Asher, o ilustrador David Diaz também foi expulso.

As acusações contra eles foram investigadas e, como resultado, eles não são mais membros e nem aparecerão em eventos da SCBWI no futuro“, escreveu o diretor executivo Lin Oliver, sem dar mais detalhes sobre as acusações.

Em entrevista ao Buzzfeed News, Asher alegou que saiu da organização por decisão própria. “É muito assustador quando você sabe que as pessoas não vão acreditar em você uma vez que você abre a boca. Me sinto em conflito sobre o assunto por causa do que está acontecendo na cultura e quem tem credibilidade ou não“, disse ele.

“Os 13 porquês” foi o primeiro livro de Asher e virou um fenômeno entre o público jovem ao narrar a história de Hannah Baker, que se suicida e deixa fitas gravadas com os motivos que contribuíram para que ela tirasse a própria vida. O best-seller inspirou a série “13 Reasons Why”, da Netflix, que ganhará uma segunda temporada, prevista para este ano. Até o momento, a gigante do streaming não se manifestou sobre o caso.