Nesta segunda-feira (29), a Polícia Nacional da Colômbia apreendeu 130 sapos venenosos que foram transportados de forma ilegal no Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá. De acordo com as autoridades locais, os animais estavam com uma brasileira que viajava para São Paulo com escala no Panamá.
A polícia informou os sapos são de uma espécie ameaçada de extinção e estavam sendo transportados dentro de potes de filme fotográfico. Os animais já foram levados a um veterinário e receberam todos os cuidados necessários. Após análise, as autoridades constataram que os sapos estavam estressados e desidratados.
O coronel Juan Carlo Arévalo declarou ao jornal colombiano Caracol que os animais estavam “a poucas horas de morrer”. Já Adriana Soto, secretária do meio ambiente de Bogotá, revelou que os sapos foram retirados da comunidade Nariño, que fica localizada a 830 quilômetros de Bogotá.
“A Secretaria do Meio Ambiente, em colaboração com a polícia do aeroporto, apreendeu 130 sapos venenosos de uma cidadã brasileira que viajava para São Paulo via Panamá. Esses sapos eram originalmente provenientes de Nariño. A cidadã brasileira afirmou que havia ganhado os sapos de uma comunidade local”, afirmou ela.
A brasileira que transportava os animais não teve a identidade revelada. Todavia, a publicação informou que ela tem 37 anos. A polícia não divulgou o que aconteceu com ela. Assista ao vídeo do resgate abaixo:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques
Ver essa foto no Instagram