A tiktoker Om Fahad, conhecida por publicar vídeos dançando ao ritmo de músicas do Iraque, foi morta a tiros na última sexta-feira (26). De acordo com um oficial de segurança local, o agressor não identificado atirou em Om Fahad enquanto ela estava em seu veículo, no distrito de Zayouna.
Segundo informações do The Guardian, uma fonte anônima e não autorizada da segurança do país afirmou que o criminoso fingiu estar entregando comida quando cometeu o assassinato. Além dela, uma outra mulher teria ficado ferida no ataque, confirmou a mídia local.
Após a repercussão, foi criada uma equipe de trabalho especializada para investigar as circunstâncias em torno da morte da influencer.
Fahad, cujo nome verdadeiro é Ghufran Sawadi, tinha mais de 450 mil seguidores nas redes sociais. Ela ficou conhecida após começar a divulgar vídeos alegres do TikTok, nos quais dançava músicas iraquianas enquanto vestia roupas justas, o que contraria as morais do país que é majoritariamente conservador e patriarcal.
@omfaahad بس فراك عينك عندي بلوة #ام_فهد ♬ الصوت الأصلي – ام فهد – OmFahad
Em fevereiro do ano passado, um tribunal a condenou a seis meses de prisão por partilhar “vídeos contendo discurso indecente que minam a modéstia e a moralidade pública”. Na época, o governo iniciou uma campanha para exterminar o conteúdo das redes sociais que, de acordo com as autoridades, violavam a “moral e as tradições iraquianas”, com Fahad sendo um de seus alvos.
O Ministério do Interior chegou a criar um comitê para para fazer buscas no TikTok, YouTube e outras plataformas com o intuito de identificar vídeos que eles consideravam ofensivos. A partir daí, diversos influenciadores se tornaram alvos do governo e acabaram atrás das grades, enquanto outros foram forçados a pedir desculpas publicamente em suas plataformas.
Essa não é a primeira vez que um assassinato do tipo acontece. Em 2018, a modelo e influenciadora Tara Fares foi assassinada a tiros em Bagdá. Ela também estava dentro de seu carro quanto o atentado aconteceu.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques