Um piloto espanhol morreu e outro ficou ferido, neste domingo (2), após uma colisão entre duas aeronaves que participavam de uma exibição aérea no aeroporto de Beja, no sul de Portugal. A notícia foi confirmada pela Força Aérea Portuguesa (FAP) através das redes sociais. Um vídeo captou o exato momento do choque entre os aviões.
De acordo com a corporação, o acidente aconteceu pouco depois das 16h local (12h em Brasília) durante a apresentação chamada Beja Air Show, da qual participavam seis aviões. A FAP, que organizou o espetáculo numa base aérea de Beja, 180 quilômetros a sul de Lisboa, acrescentou que a tragédia envolveu aeronaves da patrulha acrobática “YAK STARS”, do modelo soviético Yakovlev Yak-52.
Pessoas que estavam no local registraram o choque dos aviões. Todos os seis começam em formação, até que um deles se aproxima mais do solo. Quando este começa a pegar a altitude equivalente das demais aeronaves, colide com uma delas. Pouco depois, em meio ao susto dos internautas, o avião atinge o chão e explode.
“A Força Aérea lamenta profundamente informar a morte de um cidadão espanhol, em um acidente durante uma demonstração aérea da patrulha ibérica YAK STARS, que ocorreu no festival aéreo Beja AirShow, na Base Aérea nº 11, em Beja”, declarou a empresa através de seu perfil no X.
A Força Aérea lamenta profundamente comunicar a existência de uma vítima mortal de nacionalidade espanhola, decorrente de um acidente aquando de uma demonstração aérea da patrulha ibérica YAKSTARS, ocorrido no festival aéreo Beja AirShow, na Base Aérea N.º 11, em Beja. pic.twitter.com/SkNkS6TgVq
— Força Aérea Portuguesa (@fap_pt) June 2, 2024
Beja Air Show accident 😨😞 DEP pic.twitter.com/4WrRfoLCeO
— Don Expensive 🇪🇦 ✞ 🐸 (@kar0____) June 2, 2024
the pic pic.twitter.com/isTp9fs8GG
— Don Expensive 🇪🇦 ✞ 🐸 (@kar0____) June 2, 2024
Procurado pela AFP (agência de notícias internacional), uma porta-voz da Força Aérea Portuguesa informou que um piloto português ficou levemente ferido. “[Ele] recebeu atendimento de urgência antes de ser transferido ao hospital de Beja, cidade de 25.000 habitantes no sul do país”, esclareceu o comunicado.
De acordo com o site do Beja Air Show, a patrulha “Yak Stars” participou do desfile junto com outros 30 grupos acrobáticos aéreos de vários países europeus. Os organizadores descrevem a exibição como “a maior equipe acrobática civil do sul da Europa”. O evento, que começou no sábado (2), foi “interrompido imediatamente” após o acidente, segundo a FAP.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques