Peeling de fenol: Laudo aponta causa da morte de paciente após procedimento em clínica de influencer

O caso aconteceu em junho, mas o laudo veio à tona nesta quarta-feira (17)

Nesta quarta-feira (17), foi revelada a causa da morte de Henrique da Silva Chagas, o homem de 27 anos que que faleceu enquanto aplicava um peeling de fenol na clínica da influenciadora Natalia Becker, em São Paulo.

De acordo com o laudo do Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Técnico-Científica, obtido pela TV Globo, o empresário morreu devido a uma parada cardiorrespiratória. Isso significa uma perda súbita e inesperada das funções cardíaca, respiratória e consciência. A causa direta foi um “edema pulmonar agudo”, provocado pela inalação de fenol durante o procedimento estético.

A perícia apontou a presença do produto químico não só na pele do rapaz, como também em seus pulmões. No documento, o médico responsável pelo exame necroscópico de Henrique listou a causa da morte como “edema pulmonar agudo desencadeado por ação inalatória local do agente químico fenol”.

Henrique optou pelo peeling de fenol para remover algumas marcas de acne que tinha no rosto, segundo Marcelo (Foto: Reprodução/TV Globo)

“Consta a presença da substância química fenol na análise do fragmento de pele e tecido estuados em dose qualitativa. Consideramos que a inalação do ácido volátil ‘fenol’, usado topicamente na pele da vítima e identificado qualitativamente em exame toxicológico nos fragmentos enviados, provocou loco-regionalmente as alterações descritas macro e microscopicamente descritas em epiglote, laringe, traqueia e pulmões, culminando num edema pulmonar agudo responsável pelo êxito letal”, diz o laudo.

A perícia continua, declarando o processo que levou o empresário ao óbito: “As alterações ocasionaram danos na função respiratória, com inibição da hematose, que gerou o escurecimento sanguíneo, a congestão polivisceral e as equimoses (…) Deve-se considerar ainda que a escarificação apresentada em face poderia ter contribuído para um aumento da absorção do produto, embora o mesmo não tenha sido detectado na amostra de sangue estudada”.

Após a conclusão, a delegada Samia Olivier Martins de Oliveira, responsável pelo caso, se pronunciou. À Globo, ela enfatizou que “os peritos estão examinando os laudos e a equipe está dedicada à investigação dos fatos”.

No entanto, Oliveira reforçou que uma análise do laudo não apresenta evidências que possam atribuir culpa ou responsabilidade pela morte à influenciadora proprietária da clínica.

Continua depois da Publicidade

Relembre o caso

No dia 3 de junho, Henrique Chagas foi à clínica Studio Natália Becker, onde se submeteu a um peeling de fenol – procedimento usado para escamar a pele, em busca do rejuvenescimento. Sua morte foi confirmada por socorristas do SAMU, cerca de uma hora após os primeiros sintomas.

Na época, Natália prestou depoimento e confessou ter aprendido a técnica do peeling em um curso na internet. Clique aqui para saber todos os detalhes.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques