Dois sorvetes brasileiros integram a lista dos 100 mais “icônicos” do mundo, de acordo com a premiação do TasteAtlas de 2024. O guia online é considerado a enciclopédia gastronômica dos Estados Unidos e incluiu as sorveterias localizadas em Belém (PA) e Salvador (BA).
A listagem deste ano conta com mais de 30 países, sendo dominada por Itália e Estados Unidos, ambos com mais de 20 sorvetes cada um. A sorveteria Cairu, em Belém, e a Sorveteria da Ribeira, em Salvador, já tinham sido citadas em 2023.
Sorvete de tapioca em Salvador (BA)
O sorvete de tapioca da Sorveteria da Ribeira é produzido a partir da farinha de mandioca, misturada com um sorvete cremoso. De acordo com a TasteAtlas, isso resulta em “uma experiência única de sabores e texturas”. Ainda segundo a publicação, o estabelecimento oferece sabores “fora do óbvio”, usando frutas nativas do Brasil.
Localizada na Cidade Baixa, parte histórica da capital, a Sorveteria da Ribeira foi fundada em 1931, e é a segunda mais antiga do estado.
Em seu perfil no Instagram, a marca comentou a presença na lista pelo segundo ano consecutivo. “Estamos extremamente orgulhosos de representar Salvador, a Bahia e o nosso nordeste, levando o sabor inconfundível da tapioca para conquistar corações ao redor do mundo”, diz o post.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Sorvete de açaí em Belém (PA)
O sorvete de açaí da Cairu se destaca pela mistura entre a doçura e a acidez, segundo o TasteAtlas. É produzido a partir de frutas nativas da Amazônia, sendo um símbolo da região, tanto para os locais quanto para turistas.
A sorveteria contou ao g1 que o sorvete de açaí é produzido 100% artesanalmente e fabricado diariamente, sem nenhuma gordura hidrogenada ou conservantes. O estabelecimento foi fundado em 1964, em Belém, e foi declarado patrimônio imaterial do estado.
Nas redes sociais, a marca também comemorou a presença na lista dos sorvetes mais icônicos do mundo mais uma vez. “Somos a única sorveteria do norte do país na lista e isso carrega um significado de orgulho não apenas nosso, mas de todo paraense. Da riqueza da nossa gastronomia e sabores da Amazônia”, afirmaram.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques
Ver essa foto no Instagram