Após a vitória de Simone Biles nas Olimpíadas de Paris 2024, sua mãe biológica, Shanon Biles, decidiu falar sobre sua relação com a filha. Em uma entrevista ao Daily Mail divulgada nesta terça-feira (13), Shanon explicou os motivos que a levaram a abandonar Simone na infância e pediu perdão.
Shanon revelou ao jornal que o vício em drogas foi o principal fator que causou a separação de seus filhos — Simone, Adria, Tevin e Ashley. Ela contou que as crianças foram inicialmente para um orfanato e, posteriormente, adotadas por Ronald, pai de Shanon, e sua esposa, Nellie. Eles levaram as crianças para viver com eles quando Simone tinha apenas seis anos.
Ronald e Nellie interviram depois que Shanon perdeu o controle no uso de substâncias. Ela recorda: “Quando assinamos os papéis [de adoção], foi como se meu pai tivesse desligado um botão para mim — sem comunicação, não ligue e não visite. Foi assim no começo. Levei seis anos antes de ver meus filhos novamente. Eu estava respeitando meu pai por lidar com a transição das crianças; ele achava que era o melhor para eles”.
Ela explicou que desistir dos filhos foi doloroso, mas necessário: “Foi difícil desistir dos meus filhos, mas tive que fazer o que era preciso. Eu não era capaz de cuidar deles. Ainda estava usando, e meu pai não queria que eu entrasse e saísse da vida deles quando não estava bem”.
Ao longo dos anos, Shanon enfrentou graves problemas financeiros e com o vício, chegando a ter apenas US$ 34 (aproximadamente R$ 185,47 na cotação atual) no bolso. Em janeiro de 2020, foi condenada por agressão, recebendo uma pena de 180 dias de prisão suspensa e liberdade condicional até janeiro de 2022.
Desde então, Shanon conseguiu se recuperar e está sóbria. Sobre sua sobriedade, ela declarou: “Sou uma viciada em recuperação e sempre serei uma viciada. Mas há um caminho [para a recuperação]. Você tem que aprender a se afastar de pessoas, lugares e coisas. Mude sua rotina e viva sua vida. Estou bem hoje”.
Apesar das mudanças, a distância entre ela e Simone permanece. Como a própria atleta relatou, o relacionamento das duas é marcado pela ausência e falta de comunicação direta.
“O que ouço sobre Simone, ouço através do meu pai. Se preciso saber de algo, ligo para meu pai. Pergunto a ele sobre Simone, e ele me mantém informada”, explicou Shanon. Ela expressou tristeza por não ter participado de eventos importantes da vida da filha, como o casamento de Simone com o jogador da NFL Jonathan Owens.
No bate-papo, Shanon manifestou o desejo de se reconciliar: “Eu gostaria de fazer as pazes com Simone pessoalmente. Estou apenas esperando por ela e por Adria. Falo mais com Adria do que com Simone. Eu apenas pediria a ela que me perdoasse. ‘Podemos seguir em frente? Não me julgue pelo meu passado. Vamos seguir em frente’. Estou esperando a oportunidade, mas espero que ela venha até mim. Vamos sentar e conversar. Apenas tenho que ser paciente”.
Shanon mantém contato com o pai biológico de Simone, Kevin Clemons, que também não tem conexão com a filha. Shanon afirmou ele também gostaria de reconstruir o relacionamento com a ginasta. “Nós dois queremos vê-la. Eu falo com ele o tempo todo. Ele diz: ‘Se você falar com Simone, dê meu número a ela. Eu adoraria falar com ela. Mas não consigo nem falar com ela'”, declarou.
Por fim, Shanon confirmou que ainda não sabe o quanto Simone e Adria sabem sobre a infância delas e os motivos de seu afastamento. Ela gostaria de ter a chance de esclarecer os fatos. Embora tenha o número de Simone, Shanon prefere que o contato parta da filha: “Quero que ela saiba que a amo e estou muito orgulhosa dela. Mas ainda estou esperando. Não posso continuar pensando nisso. Quando ela estiver pronta, estarei aqui para recebê-la”.
Shanon concluiu a entrevista enviando uma mensagem direta para Simone: “Gostaria de sentar e conversar com você e responder a quaisquer perguntas que você possa ter. Não sei o que lhe contaram, mas quero que você ouça a verdade”.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques