Rust: Mãe de diretora morta recusa convite de Alex Baldwin e faz exposed de postura do ator nos bastidores

Olga Solovey explicou por que rejeitou o convite do ator para a estreia do filme no Festival de Cinema Camerimage da Polônia

Olga Solovey, mãe da falecida diretora de “Rust“, Halyna Hutchins, afirmou que Alec Baldwin nunca “assumiu a responsabilidade” pela morte da sua filha. Ela veio a óbito em outubro de 2021, ao levar um tiro acidental no set de filmagens. Em comunicado enviado ao Deadline, na terça-feira (19), ela também revelou a recusa de um convite feito pelo ator para assistir à estreia do longa na Polônia.

“Rust” foi exibido na quarta (20), no Festival de Cinema Camerimage do país, como uma maneira de homenagear Halyna. Olga, porém, criticou a decisão, afirmando que Baldwin “busca lucrar injustamente com o assassinato da minha filha”. Ela também expôs o astro e disse que Alec nunca se desculpou nos bastidores do caso.

“Alec Baldwin continua a aumentar minha dor com sua recusa em se desculpar comigo, e sua recusa em assumir a responsabilidade pela morte dela [Halyna], afirmou a mãe da cineasta. “Ao invés disso, ele busca lucrar injustamente com o assassinato da minha filha. Essa é a razão pela qual me recuso a comparecer ao festival para promover ‘Rust’, especialmente agora que ainda não há justiça para minha filha”, declarou.

Uma segunda declaração da advogada de Solovey, Gloria Allred, apontou que a família de Hutchins foi “desrespeitada” por Baldwin, que “nunca ligou para eles para se desculpar”.

Sagindie Sundance Filmmakers Reception
Halyna Hutchins morreu aos 42 anos. (Foto: Getty)

Continua depois da Publicidade

“Pior ainda, ele argumentou, por meio de seus advogados, que Halyna estava emocionalmente distante de sua família na Ucrânia. Isso é falso, doloroso e ofensivo. Além disso, a decisão de nem mesmo ligar para a família para dizer que sente muito é cruel e desonra Halyna e sua memória”, diz o texto.

“Agora, foi tomada a decisão de promover ‘Rust’ para os compradores a fim de obter lucro para Alec Baldwin e outros que tiveram um papel na morte de Halyna. Olga, Anatolii e Svetlana não concordarão com esse plano para explorar a morte de Halyna”, finalizou a advogada.

De acordo com o Deadline, o pai e a irmã da diretora ucraniana também não estiveram na exibição do filme na Polônia. Até o momento, não ficou claro se o marido de Halyna, Matt Hutchins, um dos produtores executivo de “Rust”, foi à ocasião. Alec Baldwin, por sua vez, não estava presente.

Continua depois da Publicidade

Melina Spadone, representante da Rust Movie Productions, se pronunciou sobre os comentários. “A deturpação de Gloria Allred tanto do festival Camerimage quanto de qualquer motivação lucrativa é decepcionante. A decisão de concluir ‘Rust’ foi tomada com o apoio total da família de Halyna”, garantiu ela.

“O festival Camerimage celebra a arte dos diretores de fotografia; não é um festival para compradores. Nenhum dos produtores de ‘Rust’ pode se beneficiar financeiramente do filme. A sugestão de que os envolvidos na conclusão do filme de Halyna Hutchins foram motivados pelo lucro é desrespeitosa para com aqueles que trabalharam incansavelmente para honrar seu legado”, salientou Melina.

Alec Baldwin em julgamento sobre a morte de Halyna (Foto: Getty)

Continua depois da Publicidade

Sobre o caso

Halyna Hutchins morreu em 21 outubro de 2021, por um tiro acidental no set de “Rust”, no Novo México, Estados Unidos. Durante um ensaio, Baldwin, protagonista do filme, estava com uma arma em mãos e efetuou o disparo. Ao contrário do que se esperava, o equipamento não era cenográfico. O disparo atravessou o tórax da profissional e ainda atingiu o ombro do diretor Joel Souza.

Hannah Gutierrez-Reed, que era a responsável por cuidar e fornecer as armas do longa, foi condenada por homicídio culposo, em março deste ano. Agora, ela aguarda a sentença, que pode chegar a até 18 meses na prisão. Apesar de ser considerada culpada pela morte não intencional de Halyna, a armeira foi absolvida da acusação de adulterar provas na cena do crime.

Continua depois da Publicidade

No início do julgamento, Baldwin também foi acusado por homicídio culposo, mas as acusações contra ele foram retiradas ano passado. À época, o ator declarou não ter puxado o gatilho da arma que acertou Halyna. O caso acabou sendo anulado pela juíza Mary Marlowe Sommer, em julho deste ano, após os advogados de Alec afirmarem que provas foram retidas.

A magistrada decidiu a favor da defesa, e concluiu que o Estado tinha ocultado provas que teriam sido favoráveis ​​ao artista, o que prejudicou o processo.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques