Três pessoas morreram após um carro despencar de uma ponte inacabada em Uttar Pradesh, na Índia, no último domingo (24). Segundo a BBC nesta quinta-feira (28), a polícia acredita que o aplicativo o Google Maps orientou o grupo, que estava indo a um casamento, a seguir por aquele caminho.
O trecho não estava sinalizado e não havia barricadas apontando para o fato de que a ponte não estava finalizada. O veículo caiu de uma altura de 15 metros no leito de um rio, de acordo o Hindustan Times. A estrutura desabou no início deste ano por conta de inundações e está sendo reconstruída. Enquanto isso, os moradores que sabem do percalço evitam passar pelo local.
Com a suspeita de que o Google Maps tenha direcionado o trio, a empresa se manifestou à BBC e afirmou que está colaborando com as investigações. Quatro engenheiros do departamento de estradas do estado e um funcionário da companhia são acusados de homicídio culposo.
O Maps é o aplicativo de navegação mais popular na Índia, e se tornou sinônimo de GPS (sistema de posicionamento global). No ano passado, dois jovens médicos morreram após caírem de carro em um rio, também no país. A polícia relatou que eles seguiam uma rota mostrada pelo aplicativo e fez um alerta para a população não “confiar demais” enquanto as estradas estivessem inundadas.
Em 2021, um outro homem se afogou após cair com o carro em uma represa, supostamente após seguir as instruções do Google Maps.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques