Após duas semanas internada em decorrência de um AVC, Fernanda Britto Protocolo, influencer especializada em dicas de etiqueta, faleceu na manhã desta quarta-feira (18). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Casa de Saúde São José, em Botafogo, na zona sul do Rio, ao jornal Extra.
Em nota, o hospital – onde Fernanda estava internada desde o último dia 4 – detalhou que ela enfrentava um quadro neurológico bem delicado. “A Casa de Saúde São José confirma o falecimento de Fernanda Brandão Matta de Araújo, conhecida como Fernanda Britto, na manhã desta terça-feira (18/12), em decorrência de um quadro neurológico extremamente grave. A instituição se solidariza com familiares e amigos”, declarou.
A equipe de Fernanda também lamentou a perda e agradeceu o apoio dos fãs nas redes sociais. “É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento da nossa querida Fernanda. Esta é, sem dúvida, a última notícia que nós, da equipe, gostaríamos de compartilhar, mas seguimos comprometidos com a transparência e o respeito que sempre tivemos por todos vocês. Fernanda amava as pessoas e amava estar conectada a elas. Respondia com carinho a cada mensagem que recebia e fazia questão de ligar quando um seguidor trazia uma dúvida mais elaborada – algo que não é tão comum no meio. Ela tinha uma paixão imensa por ensinar, fosse em palestras, vídeos ou cursos. Esse amor pelo conhecimento e pela troca de experiências é o que ela nos deixa como certeza: a importância de compartilhar e ser generoso sempre que possível”, ressaltou.
“Uma frase que ela sempre repetia e que deixo aqui como mensagem final é: ‘Sempre que você puder ser generoso, seja’. O legado de Fernanda vai muito além dos conteúdos e das palavras. Ela tocou vidas com seu humor, sua dedicação e sua humanidade. De onde quer que ela esteja, temos certeza de que está feliz, ao ver tanto amor e carinho vindo de todos vocês. Agradecemos a cada mensagem de apoio, às orações e ao respeito que vocês sempre demonstraram. O legado dela permanece conosco, inspirando-nos todos os dias a sermos melhores e mais generosos”, concluiu a equipe.
Ver essa foto no Instagram
Denúncia
Na sexta-feira (13), amigos da influenciadora denunciaram, em entrevista ao portal de Leo Dias, que a família de Fernanda estaria negligenciando os cuidados com sua saúde e omitindo informações sobre seu real estado. De acordo com a publicação, Fernanda encontrava-se em estado grave na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, supostamente sem nenhum aparelho de suporte, exceto por um oxigênio.
Os amigos de Fernanda – Angélica, Kadu e Stéphanie – informaram que, após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral), Fernanda foi internada em Curitiba. No entanto, por insistência de sua equipe, ela foi transferida para o Rio de Janeiro no dia 4 de dezembro, em uma UTI aérea.
Os amigos relataram, ainda, que tentaram apoiar a irmã de Fernanda, que estava lidando com os procedimentos de internação. Contudo, ela teria se recusado a fornecer detalhes sobre o estado de saúde da influencer e rejeitado qualquer ajuda oferecida. Eles afirmam também que a mulher disse que a irmã “já estava morta” e que tomaria decisões em conjunto com os médicos, além de demonstrar frieza ao se referir ao caso como “irreversível“, recusando a intervenção de terceiros.
Em um primeiro momento, os amigos também acusaram o hospital de “descaso” com Fernanda. Contudo, a unidade de saúde se pronunciou sobre o assunto. Em nota enviada ao hugogloss.com, o hospital negou qualquer tipo de negligência.
“A Casa de Saúde São José esclarece que a paciente Fernanda Brandão Matta de Araújo (conhecida como Fernanda Britto) foi internada no dia 4/12, transferida de uma unidade no Sul, com quadro neurológico extremamente grave. A paciente está recebendo todos os cuidados assistenciais necessários, orientados pelas equipes médicas”, afirmou o texto.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques