Cientista revela o que pode ter provocado explosão de coxinha no rosto de cliente, no Paraná, em vídeo que viralizou

O incidente aconteceu na sexta-feira (13) e viralizou nas redes sociais

O cliente de um bar, em Curitiba, no Paraná, levou um susto, na última sexta-feira (13), ao morder uma coxinha de frango e sentir o salgado explodir em seu rosto. A cena foi registrada por uma câmera de segurança e viralizou nas redes sociais. Em entrevista ao g1, a doutora em biociências e biotecnologia Laura Marise explicou que um bolsão de ar pode ter provocado o incidente.

A cientista observou que, durante o processo de produção, o salgado pode ter sido moldado de uma forma que permitiu que uma pequena quantidade de ar ficasse presa entre o recheio e a massa. O ar em questão pode ter expandido durante a fritura e gerado uma pressão interna na coxinha.

Laura também disse que a pressão que se formou dentro do alimento não deve ter sido suficiente para romper a massa de forma imediata. Conforme a cientista, a massa de coxinha, quando feita com farinha de trigo, se torna forte e resistente, especialmente pelo teor de glúten.

O salgado pode ter liberado a pressão de forma abrupta, provocando a explosão assim que o cliente deu a primeira mordida. Ao g1, o cozinheiro curitibano Rui Morschel sugeriu que as pessoas abram a coxinha com a mão para o vapor sair, não queimar a boca e evitar incidentes.

É só fazer igual ao pastel, que é muito comum já. Ao invés de comer, tira um pedacinho com a mão, pro vapor não queimar a boca. É só fazer isso também com a coxinha, para tomar cuidado“, explicou ele, ao veículo.

Continua depois da Publicidade

De acordo com o proprietário do bar, Christian de Souza Amaral, a coxinha foi feita como de costume e servida ainda quente. Ele ainda garantiu que o salgado tinha ficado poucos minutos armazenado em uma estufa.

A gente já tinha fritado a coxinha e colocamos na estufa. Esse rapaz já estava por ali, era cliente e chegou e falou: ‘bonita a coxinha, né?’ E pediu uma. Ela estava quentinha ainda, tinha saído da fritura, ficou uns cinco minutos mais ou menos ali na estufa e entregamos pra ele“, lembrou.

Christian também contou que o barulho da explosão foi similar ao de uma bomba. “Parecia ser um barulho de pneu estourando […]. Fiquei em estado de choque vendo a massa grudar no rosto dele, em mim… Parecia uma bomba“, completou. O cliente, de acordo com o proprietário, teve queimaduras superficiais no rosto.

Assista ao vídeo:

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques