O Ministério Público da Bahia está avaliando uma denúncia contra a cantora Claudia Leitte, que foi acusada de discriminação por alterar a letra da música “Caranguejo” durante uma apresentação. Segundo a denúncia divulgada pelo Splash News, Claudia substituiu a referência a Iemanjá, orixá dos mares, por “meu Rei Yeshua”, termo hebraico para Jesus. A denúncia foi formalizada por Iyalorixá Jaciara Ribeiro, do Ilê Axè Abassa de Ogum, e pelo Idafro (Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras).
O caso, que está sendo analisado pela promotora Lívia Sant’Anna Vaz, pode levar a uma investigação por intolerância religiosa e racismo religioso. O advogado Hédio Silva Jr., representante dos que registraram a denúncia, enfatizou que “está evidente que não é uma criação artística ou uma improvisação”. Ele também mencionou a preocupação com a alteração da letra sem mudanças oficiais no ECAD, o que poderia acarretar acusações de falsidade ideológica.
Se o Ministério Público da Bahia julgar a solicitação pertinente, poderá formalizar uma denúncia para que as autoridades iniciem a investigação do caso. Apenas após a avaliação das evidências serão determinados possíveis delitos envolvidos.
Entenda o caso
Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, Claudia Leitte aparece modificando a letra da música “Caranguejo”. Na gravação, Claudia trocou a parte “Saudando a rainha Iemanjá” para “Eu canto meu Rei Yeshua”. Yeshua, em algumas religiões, é considerado o nome original de Jesus Cristo.
O secretário da Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, fez uma publicação falando sobre a origem e os 40 anos do axé music, citando também o racismo e a intolerância religiosa de artistas que ganham dinheiro com o ritmo, para depois “reescrever” a história à sua maneira. Nos comentários, usuários do Instagram apontaram uma suposta “indireta” para a artista no texto.
Assista:
E não é que Claudia Leitte nunca falha com sua intolerância religiosa. De novo, trocou a letra de um hit dela. De novo, mudou “saudando a rainha Iemanjá” por “eu canto meu rei Yeshua”, que significa Jesus em hebraico. Tirou na cara dura uma referência religiosa de matriz… pic.twitter.com/ObF6rZGqBb
— GugaNoblat (@GugaNoblat) December 15, 2024
O secretário de Cultura e Turismo, por sua vez, atualizou a publicação, negando qualquer indireta à Claudia. O hugogloss.com procurou a equipe de Claudia Leitte para comentar o caso, mas não obteve resposta. Mais tarde, Carlinhos Brown saiu em defesa da cantora. Clique aqui para saber os detalhes.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques