Na manhã do domingo (22), um avião de pequeno porte caiu na Avenida das Hortênsias, no centro de Gramado, Rio Grande do Sul. O acidente matou 10 pessoas, todas da mesma família, e deixou outras 17, que estavam em solo, feridas. Carlos Henrique Schmitz e Gabriela Laco, um casal de turistas de São Paulo, relataram à RBS TV que fugiram pela janela da pousada onde estavam hospedados.
O avião atingiu uma loja de móveis, uma chaminé, uma casa e uma pousada, onde os dois estavam no momento da queda. Carlos contou que eles estavam dormindo quando sentiram os escombros caindo. “Um barulho ensurdecedor, e não sabíamos o que estava acontecendo. Pensei que o muro havia cedido com as chuvas fortes“, contou.
Ele ainda relatou que tentou escapar pela porta, mas não foi possível. “Os escombros ficaram na altura da janela e da porta. Tentei abrir e não consegui, o vidro da janela estourou e deu para ver que estava coberta de entulho”, prosseguiu. O turista deu detalhes sobre os momentos tensos vividos pelo casal. “Bateu um desespero, de morrer ali inalando aquela fumaça“, confessou.
Ele ainda contou que os dois tamparam os rostos com toalhas, por conta do incômodo da fumaça. “Vi que dava para sair, quebrei o vidro todo com a mão, coloquei uma cadeira e saímos pela janela“.
Carlos revelou que tomou a atitude por impulso. “Instinto de sobrevivência, adrenalina. Puxei ela pelos braços, porque a cadeira que eu tinha colocado para ela subir caiu. Entramos no entulho, e vimos o rapaz gritando em busca de sobreviventes“, disse ele, apontando para a companheira.
Gabriela também lamentou a situação. “Parecia um cenário de guerra. Entulho, fumaça, silêncio“, relembrou. Levemente feridos, os dois passaram um tempo sob cuidados médicos. “Fomos para o hospital às 10h da manhã e ficamos até às 16h da tarde, passamos o dia em observação, por conta da inalação de fumaça“, disse ela.
Assista:
VÍDEO l Relato do Casal de sobreviventes, Carlos Henrique Schmitz e Gabriela Laco, que estavam hospedados na pousada atingida pela queda do avião, em Gramado.
📹Felipe Faleiro pic.twitter.com/UJRW8WW9dN
— Correio do Povo (@correio_dopovo) December 23, 2024
O casal ainda relatou que a viagem estava marcada para julho, mas precisou ser cancelada por conta das enchentes no Rio Grande do Sul. Eles ainda não sabem quando vão conseguir retornar para São Paulo.
De acordo com a Polícia Civil, entre as vítimas do acidente estão o empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, de 61 anos, e nove membros de sua família: sua esposa, três filhas, a irmã e o cunhado, dois sobrinhos e a sogra. Veja a lista:
- Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi (dono e piloto do avião);
- Tatiana Natucci Niro (esposa de Luiz e mãe das três adolescentes);
- Maria Eduarda Niro Galeazzi (filha de Tatiana e Luiz);
- Maria Elena Niro Galeazzi (filha de Tatiana e Luiz)
- Maria Antônia Niro Galeazzi (filha de Tatiana e Luiz)
- Lilian Natucci (mãe de Tatiana e Veridiana);
- Veridiana Natucci Niro (irmã de Tatiana e esposa de Bruno, mãe de Giulia e Mateo);
- Bruno Cardoso Munhoz de Guimarães Araújo (marido de Veridiana e pai de Giulia e Mateo);
- Giulia e Mateo (filhos de Veridiana e Bruno).
Confira o momento da queda:
Ver essa foto no Instagram
Este não é o primeiro acidente aéreo na família Galeazzi. Em 2010, Luiz perdeu a mãe, Maria Leonor Salgueiro Galeazzi. Ela morreu na queda de um avião bimotor em Sorocaba, no interior de São Paulo.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques