Um relatório da autópsia revelou novas informações sobre a morte de Betsy Arakawa, esposa do ator Gene Hackman. O documento vem à tona dias após a divulgação do laudo do próprio Hackman, encontrado morto em um cômodo separado da pianista, em 26 de fevereiro, na casa em que viviam em Santa Fé, no Novo México (EUA).
Segundo o laudo obtido pela Associated Press, Betsy morreu em decorrência da síndrome pulmonar por hantavírus (HPS), uma condição viral considerada rara e de alta gravidade. A doença pode provocar acúmulo de líquido nos pulmões, hipóxia e hipotensão.
O relatório também indicou que os pulmões de Betsy estavam pesados e congestionados no momento da morte, confirmando o estágio avançado da infecção. Havia líquido acumulado na região torácica e um leve endurecimento nos vasos responsáveis por levar sangue ao coração e ao restante do corpo.

Nos dias que antecederam sua morte, Betsy pesquisou sobre sintomas da COVID-19, mas chegou a testar negativo para a doença. Os exames toxicológicos também descartaram a presença de álcool, drogas intoxicantes e gripe. Não foram encontrados sinais de trauma no corpo da pianista, e os níveis de monóxido de carbono estavam dentro do padrão considerado normal.
Já no caso de Gene, a autópsia apontou um histórico de insuficiência cardíaca congestiva. Além disso, o ator apresentava “graves alterações hipertensivas crônicas nos rins”, segundo a Fox News. Também foram identificadas características neurodegenerativas compatíveis com a doença de Alzheimer. O relatório citou ainda um período de jejum anterior à morte.
“A autópsia revelou doença cardiovascular aterosclerótica e hipertensiva grave, com colocação de stents na artéria coronária e enxerto de bypass, bem como substituição prévia da válvula aórtica. Infartos do miocárdio remotos ainda estavam presentes, envolvendo a parede livre do ventrículo esquerdo e o septo, que eram significativamente grandes”, afirmou o documento.

O ator, sua esposa, e o cachorro foram encontrados sem vida na residência do casal, em Santa Fé, Novo México, em 26 de fevereiro. Quando os policiais chegaram ao local, se depararam com Betsy caída no chão do banheiro, de lado, próxima à pia. O estado do corpo indicava que ela estava morta há algum tempo, apresentando inchaço facial e sinais de mumificação nas mãos e nos pés. Já Hackman estava em um cômodo separado, próximo à cozinha.
Os corpos foram descobertos por dois trabalhadores da manutenção, que não viam o casal há cerca de duas semanas. Investigadores já haviam apontado que Arakawa morreu primeiro após contrair Hantavírus, enquanto Gene faleceu devido a complicações cardíacas e Alzheimer avançado.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques