A publicação de uma foto de Roberto Justus e Ana Paula Siebert com a filha Vicky, de cinco anos, resultou em uma grande polêmica nas redes sociais. O motivo foi a exibição de uma bolsa de grife no valor de R$ 14 mil. Entre os um comentários, um tuíte feito por Marcos Dantas Loureiro, professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), repercutiu.
Na ocasião, Loureiro escreveu: “Só guilhotina”, o que gerou críticas sobre de que o professor estaria instigando o ódio contra a criança, além de “desejar a sua morte”.

A UFRJ emitiu uma nota oficial confirmando que o docente está aposentado desde 2022 e declarou que “as postagens publicadas pelo mesmo em suas redes sociais digitais expressam suas opiniões pessoais”.
A instituição e a Escola de Comunicação destacaram que “repudiam qualquer tipo de expressão de pensamento que incite à violência ou agrida a terceiros”. “A UFRJ é uma instituição historicamente comprometida com a construção de um projeto de Nação, através do Conhecimento e da Ciência; baseia-se na defesa dos valores humanistas, na educação, na democracia e no diálogo em prol do Brasil”, completou o texto.

O caso ganhou dimensão após o casal se pronunciar em vídeo nas redes sociais, afirmando ter acionado a Justiça. “Poucas vezes nos posicionamos em virtude de críticas ou comentários desagradáveis. Mas instigar a morte e a violência não é aceitável e não pode se tornar ‘normal’”, afirmaram em publicação. Ana Paula destacou: “Se a gente começa a assinar embaixo de que a internet é a terra de ninguém, que todo mundo pode falar o que quiser e escrever o que quiser… Não é assim que funciona”.
Justus também demonstrou indignação com o teor dos ataques, apontando que “um professor de uma universidade federal, depois uma psicóloga e outras pessoas” comentaram de forma violenta sobre a imagem da filha. “O julgamento extrapolou o bom senso. Falaram que tinham que matar a nossa filha com guilhotina”, relatou.
O empresário ainda criticou a perseguição a empresários no Brasil: “Um motivo tão fútil, tão bobo… o que é no Brasil hoje você ter sucesso, conquistar alguma coisa? Trabalho há quase cinco décadas, dei milhares de empregos na minha vida. Quem dá emprego é o empresário, que está virando o vilão nesse país”.
O casal reiterou que normalmente evita responder a críticas públicas, mas que a situação atual ultrapassou qualquer limite aceitável. “Nós nunca ligamos para críticas, até porque são poucas, graças a Deus. Mas desta vez nós vamos atrás dos nossos direitos, até para dar o exemplo”, declarou Justus.
Os ataques começaram após a postagem de fotos em que Vicky aparece utilizando a bolsa, que segundo Ana Paula, foi um presente. “Mesmo que tivéssemos comprado, não cabe a alguém julgar. O julgamento extrapolou o bom senso. Falaram que ‘só guilhotina resolve’. A pessoa escreveu isso!”, concluiu a influenciadora, garantindo que os prints foram salvos antes que os comentários fossem apagados.
Assista à íntegra:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaquesA polêmica da semana será isso. pic.twitter.com/GPmSi05vtv
— GugaNoblat (@GugaNoblat) July 7, 2025