Durante uma recepção oficial ao presidente francês Emmanuel Macron, nesta terça-feira (8), o rei Charles III aparece com o olho direito visivelmente vermelho, detalhe que não passou despercebido pelas câmeras, pelo público e pela imprensa britânica. As imagens do encontro, realizado nos jardins do Castelo de Windsor, rapidamente ganharam destaque e geraram preocupação sobre o estado de saúde do monarca.
Diante da repercussão, o Palácio de Buckingham se pronunciou para tranquilizar a população. Segundo uma fonte ouvida pela revista People, o olho vermelho do rei foi causado apenas por um pequeno rompimento de vaso sanguíneo durante a noite anterior, esclarecendo também que a vermelhidão não tem relação com nenhum outro problema de saúde, incluindo o tratamento contra o câncer que Charles enfrenta desde fevereiro de 2024.
Mesmo com o episódio, o rei, de 76 anos, seguiu com sua agenda normalmente. Ao lado da rainha Camilla, liderou a recepção cerimonial com todas as formalidades de uma visita de Estado: presença de Guarda Real, procissão de carruagens, um almoço no Salão de Jantar de Estado e, mais tarde, um banquete no Salão de São Jorge, onde estão previstos discursos de ambos os líderes.

A saúde do rei tem sido acompanhada de perto desde o diagnóstico, especialmente após uma breve internação em março por conta dos efeitos colaterais do tratamento.
“O que você aprende sobre essa doença é que você apenas a administra, e é isso que ele faz“, disse um assessor real sobre o tratamento do rei, segundo a revista People.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques