O investigador paranormal Dan Rivera, de 54 anos, morreu repentinamente na noite de domingo (13), durante a turnê “Devils on the Run”, que leva a boneca Annabelle, conhecida por inspirar a franquia de terror dos cinemas, para diferentes cidades dos Estados Unidos. A informação foi confirmada pela Sociedade de Pesquisa Psíquica da Nova Inglaterra (NESPR), organização fundada em 1952 por Ed e Lorraine Warren, do qual Rivera era o principal investigador.
A morte aconteceu durante a parada em Gettysburg, na Pensilvânia. Registros obtidos pelo jornal Evening Sun apontam que equipes de emergência foram acionadas para um hotel local, com relato de uma reanimação cardiopulmonar (RCP). Apesar dos esforços, Rivera não resistiu. A causa da morte, porém, ainda é cercada de mistérios.
A apresentação em Gettysburg foi realizada entre os dias 11 e 13 de julho, com todos os ingressos esgotados. Mais de mil pessoas participaram dos eventos ao longo do fim de semana. Rivera havia conduzido um dos passeios no sábado anterior à sua morte, interagindo com o público e relatando detalhes sobre a história da boneca e os cuidados tomados pela equipe.
No evento, Dan falou sobre a maleta onde Annabelle era transportada, que ele mesmo construiu, incluindo três cruzes representando a Santíssima Trindade e acabamento pintado com água benta. Rivera também mencionou que seguia orientações da falecida investigadora Lorraine Warren, que foi sua mentora, para lidar com possíveis riscos espirituais. “O que Lorraine diria para se proteger é: fechar os olhos e se imaginar em uma auréola de luz branca“, disse Rivera durante a apresentação, segundo o Evening Sun.

Veterano do Exército dos EUA, Dan Rivera atuava na NESPR como investigador-chefe. Nas horas seguintes ao anúncio de sua morte, diversos nomes da comunidade paranormal passaram a compartilhar homenagens, destacando sua contribuição para o campo e a dedicação à popularização dos investigadores paranormais.
“Estou totalmente destroçado e triste por escrever que Dan Rivera faleceu inesperadamente neste fim de semana. Eu tenho tantas memórias incríveis com esse cara. Ainda há dois meses atrás, viajámos pelo país e introduzimos uma nova geração ao legado de Ed & Lorraine Warren. Dan cuidou da Lorraine no fim da sua vida. E ele dedicou o seu tempo, apaixonadamente, a manter vivo o legado de Ed & Lorraine. Ele era um pai amoroso, marido e um amigo leal e carinhoso“, escreveu Ryan Daniel Buell, também investigador paranormal e amigo de Rivera.
