Nesta terça-feira (29), um trecho da biografia “Gwyneth”, escrita por Amy Odell, trouxe à tona detalhes sobre a conturbada relação entre Gwyneth Paltrow e Winona Ryder. Segundo o conteúdo divulgado pelo Daily Mail, a empresária e atriz teria criado um apelido maldoso para a estrela de “Stranger Things” após o fim da amizade entre elas, nos anos 1990.
A obra revela bastidores da trajetória de Gwyneth em Hollywood e detalha como a relação das duas atrizes — que já foram melhores amigas — começou a ruir após o término do namoro de Paltrow com Brad Pitt.
Depois da separação, Gwyneth teria se mudado para o apartamento de Winona, em Nova York. Na época, Ryder namorava o ator Matt Damon, enquanto Paltrow começou um envolvimento com Ben Affleck, melhor amigo de Damon. A convivência no mesmo espaço e os encontros frequentes entre os quatro acabaram aproximando ainda mais as atrizes, ao menos temporariamente.

Odell relata um episódio em que Winona teria contado a Damon que havia sido vítima de um roubo — situação que, segundo a autora, aconteceu duas vezes. O ator teria reagido com compreensão, mas Gwyneth não demonstrou o mesmo apoio.
De acordo com a biografia, a atriz passou a desconfiar de que Ryder estivesse inventando os assaltos para chamar atenção — desconfiança agravada pelas acusações de cleptomania que Winona enfrentaria anos depois.
“Damon a consolou, mas Gwyneth e Affleck achavam que Ryder tinha inventado os roubos como uma estratégia para se destacar (não há provas disso)”, escreve Odell.
A tensão aumentou quando Paltrow se incomodou com a forma como Damon tratava a situação. “Gwyneth ficou irritada porque Damon não percebia isso. Embora ele fosse gentil com os amigos dela, Gwyneth pareceu não gostar mais dele depois disso”, diz o livro.

Segundo Odell, o desgaste na amizade culminou em um apelido ofensivo: “A amizade com Ryder só se deteriorou ainda mais, e Gwyneth passou a chamá-la de ‘Vagina Ryder’”.
Em outro trecho da biografia, a autora ainda acusa Paltrow de ter “roubado” o papel principal do filme “Shakespeare Apaixonado” (1998), inicialmente oferecido a Winona. Segundo o relato, Ryder teria recusado o projeto em um primeiro momento, mas o roteiro acabou nas mãos de Gwyneth de forma controversa.
“Depois que surgiu uma história de que Gwyneth teria pegado o roteiro da mesa de centro de Winona, a atriz disse a amigos que foi Ryder quem espalhou o boato, e insistiu que havia recebido o script por meio de seu agente”, conta Odell.
Procurados pela Page Six, os representantes das atrizes não se manifestaram sobre o conteúdo da biografia.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques