O debate sobre exposição de menores ganhou força após a publicação de um vídeo do influenciador Felca sobre adultização infantil. A publicação de quase 50 minutos sobre o tema já tem mais de 29 milhões de visualizações e alerta sobre riscos para crianças e adolescentes nas redes sociais. Mas você sabia que os sistemas de smartphones contam com ferramentas de controle parental?
O Google e a Apple, responsáveis pelos sistemas mais usados em celulares e tablets, possibilitam que pais e responsáveis ativem recursos para controlar o tempo e a atividade das crianças na internet diretamente pelo celular. O aplicativo Family Link, do Google, e as opções disponíveis em Ajustes, no iPhone e no iPad, possibilitam definir limites de tempo e restringir o acesso a determinados sites e aplicativos.
Para fazer essa ativação no Android é só ir em “Configurações” e clicar em “Bem-estar digital e controles parentais” (o termo pode variar de acordo com a marca do dispositivo). Em seguida, selecione “Controles parentais”. Escolha a conta usada pela criança e clique em “Supervisionar conta”. Caso outras contas estejam logadas no mesmo aparelho, é preciso clicar em “Sair e continuar” para se desconectar delas.
Depois disso basta pressionar “Próximo” para confirmar a decisão. Insira o e-mail e a senha da conta do Google do responsável e confirme a senha da conta da criança. Clique em “Próximo” novamente e em “Permitir” para autorizar que o celular do responsável seja administrador do aparelho da criança. Por fim, reveja as configurações, clique em “Avançar” e confirme em “Concluído”.

Já no Iphone/Ipad basta ir até “Ajustes”, clicar em “Tempo de uso” e selecionar “Conteúdo e privacidade”. Em seguida, escolha a opção “App Store, Mídia, Web e Jogos”. Faça os ajustes para limitar sites adultos e definir músicas, filmes e aplicativos permitidos com base na classificação indicativa.
Além disso, também é possível usar seu próprio aparelho para monitorar a atividade da criança em outro dispositivo da Apple. Para isso, acesse “Ajustes” em seu celular ou tablet. Depois toque no espaço em seu nome aparece, clique em “Família” e criar um perfil para ela. Desse modo, é só selecionar o novo perfil para configurar que tipo de site e aplicativo o menor pode acessar, assim como monitorar o tempo de uso e restringir compras de aplicativos.