Um avião de combate da Índia caiu durante uma demonstração no Dubai Air Show, nesta sexta-feira (21). O caça HAL Tejas, utilizado pela Força Aérea Indiana, realizava um voo no evento assistido por centenas de pessoas quando a tragédia ocorreu. Conforme a organização, o piloto não conseguiu ejetar e morreu na queda.
Um vídeo que circulou nas redes sociais mostrou o piloto perdendo o controle do avião e tentando pousá-lo. No entanto, a aeronave acabou explodindo ao tocar o solo. O acidente ocorreu por volta das 14h15 (horário local).
De imediato, uma fumaça preta subiu sobre o Aeroporto Internacional Al Maktoum, o segundo maior aeroporto de Dubai, que sediava a demonstração. Posteriormente, sirenes de evacuação foram acionadas no local.
“Um inquérito está sendo instaurado para apurar a causa do acidente”, afirmou a Força Aérea Indiana, em comunicado.
Assista:
Outra vez más notícias para a aviação da Índia. Desta vez foi um avião militar durante uma demonstração no Dubai Airshow. Não vejo sinais do piloto se ter ejetado. Oxalá esteja enganado pic.twitter.com/bayzzRWFWS
— José Correia Guedes (@cpt340) November 21, 2025
O HAL Tejas é um avião de combate de fabricação nacional indiana, construído pela estatal Hindustan Aeronautics Limited. Até o momento, o fabricante não se manifestou sobre a queda.
Conforme a Associated Press, o plano do governo local é que a aeronave reforce a frota de caças da Índia, que está debilitada, em meio ao avanço da presença militar da China no Sul da Ásia.
Em setembro, o Ministério da Defesa da Índia assinou um contrato com a HAL para a aquisição de 97 jatos Tejas para a Força Aérea. As entregas devem começar em 2027.
Este é o segundo acidente conhecido com o caça, que utiliza motores da General Electric (GE.N). O primeiro ocorreu durante um exercício na Índia, em 2024.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques