O influenciador Raphael Sousa Oliveira, criador da página Choquei, foi preso nesta quarta-feira (15), em Goiânia, durante uma operação realizada pela Polícia Federal. A informação foi confirmada ao g1. A ação é contra uma organização criminosa acusada de fazer lavagem de dinheiro e transações ilegais avaliadas em mais de R$ 1,6 bilhão.
O perfil que Raphael administra acumula mais de 27 milhões de seguidores apenas no Instagram. Ele também foi alvo de um mandado de busca e apreensão. Até o momento, não se sabe qual o envolvimento dele no esquema.
Ao portal da Globo, o advogado do influenciador, Frederico Moreira, disse que ele está sendo ouvido na sede da Polícia Federal, em Goiânia. A defesa deve emitir um pronunciamento oficial em breve.
Operação Narcofluxo
Além de Raphael, os cantores MC Ryan SP e MC Poze do Rodo também foram presos. De acordo com a PF, os suspeitos usavam um sistema para ocultar e dissimular valores, incluindo operações financeiras de alto valor, transporte de dinheiro em espécie e transações com criptoativos.

No total, mais de 200 policiais federais cumprem 45 mandados de busca e apreensão e 39 de prisão temporária, expedidos pela 5ª Vara Federal em Santos. Os endereços alvo estão em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Espírito Santo, Maranhão, Santa Catarina, Paraná, Goiás, e no Distrito Federal.
A operação também apreendeu veículos, valores em espécie, documentos e equipamentos eletrônicos. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques