Após viralizar na web com meme de Érick Jacquin vomitando em seu restaurante, participante de “Pesadelo na Cozinha” desabafa sobre repercussão negativa: “Recebi até ameaças de morte”

Provavelmente você deve ter esbarrado esta semana em um meme do famoso chef Erick Jacquin vomitando depois de olhar dentro de um freezer com forte cheiro de podridão. As imagens foram originadas no programa “Pesadelo na Cozinha”, apresentado pelo francês na Band, em que restaurantes decadentes passam por uma reforma radical. O participante Fábio Lima, de 35 anos, foi o responsável por despertar tanta repulsa no jurado do “Masterchef Brasil”. Graças ao momento exibido em rede nacional, até ameaça de morte de ex-clientes ele acabou recebendo. Vixe!

Pouco mais de um mês depois da exibição do episódio, o rapaz, que comanda o restaurante “Pé de Fava” há quatro anos, foi procurado pelo jornal Extra e contou sobre a repercussão do reality. “Na primeira semana foi negativa. Fiquei bem desanimado, triste, estarrecido mesmo. A ideia do programa era mostrar dificuldades e benfeitorias do restaurante, mas focaram mais nos problemas do que nas soluções. Editaram muita coisa. A TV quis enfatizar um Fábio truculento, grosso, que destrata as pessoas. Recebi até ameaças de morte”, lamentou.

Continua depois da Publicidade

Na atração, Jacquin aparece visitando as dependências do restaurante, localizado em Guarulhos. Ao chegar na área dos freezers, o chef acaba sendo surpreendido por uma decisão um tanto quanto chocante do administrador. Fábio Lima revelou que desligava o aparelho durante a noite para economizar na conta de energia. “Para equilibrar as contas e não ficar no vermelho, eu deixo 12 horas ligado e 12 horas desligado. Como é uso diário, não tem problema de estragar a carne”, revelou o rapaz na gravação.

Jacquin, que à essa altura já tinha vomitado com o cheiro de alimentos podres, perde o controle ao lidar com Fábio e sua equipe, e chega a expulsar todos os clientes do restaurante, alegando que está prezando pela saúde deles. “Você tá brincando comigo? É uma pegadinha? Você tá sendo pago pra fazer isso comigo? Aqui eu estou no inferno! Você é a vergonha da profissão!”, esbravejou em um trecho do programa. Assista à sequência a partir de 12:30.

Ao Extra, Fábio esclareceu a polêmica da sua forma de economizar dinheiro. “A história do freezer foi algo pontual. Eu recebia as mercadorias e estocava. Só que, às vezes, o freezer gelava muito e elas empedravam, a ponto de não dar para usar no dia seguinte, porque não descongelavam a tempo. Daí o Edmilson (funcionário responsável pela função) me perguntava se poderia desligar o freezer durante a noite para, no dia seguinte, estarem prontas para uso na cozinha”, começou.

Continua depois da Publicidade

“Só que ele (Edmilson) é bocudo e falou isso logo no programa. Daí gerou a confusão toda. Como desligávamos, uma consequência era economizar energia, mas colocaram isso como se fosse algo rotineiro, o que não é verdade. Era bem pontual”, garantiu. Fábio também afirmou que nunca teve problemas com seus clientes por intoxicação alimentar, mas que depois do programa, algumas pessoas tentaram boicotar o negócio.

https://www.instagram.com/p/B33YaZ8HSsw/

“Houve um certo sensacionalismo em torno disso. E oportunismo também. Um monte de gente começou a nos avaliar negativamente no Google. Davam nota ruim dizendo que passaram mal, que a comida não estava boa… Só que eram pessoas que nunca pisaram aqui. Comecei a olhar os perfis dos usuários: era morador do Espírito Santo, do Nordeste, de outras regiões. Fizeram essa maldade com base no que foi exibido no programa”, contou.

Continua depois da Publicidade

Apesar de tudo, parece que Fábio aprendeu a usar os “limões para fazer uma limonada”. “Tenho recebido muitas ligações no telefone do restaurante. As pessoas me perguntam se o freezer está ligado. Quando atendo, eu entro na brincadeira. Digo: ‘Agora está ligado, mas à noite vou desligar’. Isso é igual apelido. Se você se incomoda, pegam ainda mais no seu pé”, relevou antes de acrescentar que o “Pé de Fava” vai muito bem atualmente, e que ele já pensa em projetos de expansão.

Confira alguns memes que rolaram no Twitter sobre o caso:

https://twitter.com/AFeminynah/status/1186615643250016257

https://twitter.com/felppudo/status/1185355998627876864

https://twitter.com/agwntxromanoff/status/1186380473968316417