Meme do Caixão toma conta da web! Entenda a história por trás da tradição africana e confira os melhores vídeos

Nos últimos dias, as redes sociais foram tomadas pelo “meme do caixão”. Não sabe do que estamos falando? A gente te explica! Os virais trazem cenas de finais trágicos, seguidas de um vídeo mostrando carregadores de caixão, dançando ao som da música eletrônica “Astronomia”, de Vicetone & Tony Igy.

Para nós, a marcha fúnebre toda animada pode parecer uma brincadeira, mas isso é algo bastante comum em Gana, país localizado no Golfo da Guiné, na África Ocidental. O movimento foi criado pelo agente funerário Benjamin Aidoo, em 2012.

Continua depois da Publicidade

Em entrevista à BBC, feita em 2017, ele explicou que a adição de coreografias aos cortejos seria apenas mais uma opção disponível dentre os serviços oferecidos aos seus clientes. “Quando o cliente vem até nós, perguntamos: ‘Você quer algo solene ou um pouco mais teatral? Ou talvez uma coreografia?'”, explicou Benjamin.

No continente africano há diferentes tradições funerárias, como enterros festivos, para celebrar a boa vida do falecido, e não necessariamente lamentar a morte com pesar. E há quem pague milhares por uma despedida como essa! Dependendo da importância da pessoa para a sociedade, a animação pode custar um valor de R$ 80 mil, segundo a fonte.

“Os carregadores de caixões elevam o ânimo nos funerais no Gana com danças loucas. As famílias pagam cada vez mais dinheiro pelos seus serviços para que se possam despedir dos seus entes queridos desta forma”, mencionou a reportagem.

Antes das danças se popularizarem, Gana já tinha fama por seus caixões “alegóricos”, feitos no formato de algo representativo e simbólico para quem se foi, como por exemplo carros, animais ou outros objetos.

Os memes

As montagens geralmente mostram momentos “fail” de alguém, ou atitudes questionáveis que acabam dando bem errado, como colocar a cabeça dentro da boca de um crocodilo ou fazer parkour no parapeito de um edifício muito alto. Separamos vários deles pra você conferir! Sim, são muitos MESMO, mas vale a pena ver até o final!

https://twitter.com/morreuounao/status/1247554594697359367?s=20

https://twitter.com/morreuounao/status/1245889198214860801?s=20

Maravilhosos! A gente não cansa de assistir! E agora, já começaram a surgir também as versões dos sortudos… Dá uma olhada:

https://twitter.com/morreuounao/status/1246529502756458496?s=20