Caso Liliane Amorim: Laudo pericial aponta causa da morte da influenciadora; saiba detalhes

As investigações sobre a morte trágica e precoce da influenciadora digital Liliane Amorim, com apenas 26 anos, tiveram um importante desdobramento nesta quarta-feira (3). A advogada da família da jovem, Débora Helen Santos, divulgou o laudo pericial, que reforça a tese de que a morte foi causada por um erro médico durante a cirurgia de lipoaspiração à qual Liliane foi submetida.

Os documentos estão em posse da Delegacia Regional de Crato (CE), responsável pelas investigações, e atestam que Liliane morreu por conta de perfurações no intestino. O laudo, no entanto, não especifica se as lesões aconteceram durante o procedimento, realizado pelo médico Benjamim Alencar. “Afirmo tratar-se de morte real por choque séptico de foco abdominal e infecção de partes moles, decorrente de lesão intestinal secundária a traumatismo abdominal penetrante”, concluiu o perito.

“O laudo pericial veio corroborar com a tese de que houve erro médico. Foi decorrente do erro médico durante a lipoaspiração, em que houve perfuração do intestino dela”, sentenciou a advogada Débora Helen em entrevista ao UOL. Além da ação criminal, a família deve iniciar uma ação de reparação por danos morais contra Benjamin Alencar, pleiteando indenização. O inquérito policial segue em andamento, já ouviu as testemunhas, e em breve deverá colher o depoimento do cirurgião. Por fim, o processo será encaminhado ao Ministério Público.

Liliane Amorim sofreu com complicações de uma cirurgia de lipoaspiração. (Foto: Reprodução/Instagram)

Por meio da sua assessoria de imprensa, Alencar afirmou ao portal que não se manifestará por enquanto. “Ainda está obtendo acesso aos autos e tomando conhecimento do conteúdo, motivo pelo qual não se manifestará neste momento”, argumentou na nota. No fim do mês passado, o texto enviado pelo médico ao UOL frisava que ele utilizou “as melhores técnicas de procedimento cirúrgico, bem como foi dada toda a assistência no pré e no pós-operatório”.

Continua depois da Publicidade

Relembre o caso

Em 9 de janeiro, a influenciadora Liliane Amorim passou por uma cirurgia de lipoaspiração. Após o procedimento estético, a criadora de conteúdo deu entrada no hospital Unimed de Juazeiro do Norte, no dia 15 de janeiro, por conta de fortes dores na região abdominal.

Liliane então passou por uma nova cirurgia, depois de constatarem em tomografia que a influencer estaria sofrendo de uma infecção generalizada. No dia 17, Amorim foi internada na Unidade de Terapia Intensiva e, após cinco dias no local, enfrentou uma piora significativa em seu quadro de saúde. Uma nova intervenção cirúrgica ocorreu, porém, infelizmente, Liliane acabou falecendo. Além de influenciadora digital, a jovem era empresária e mãe de um garotinho, de apenas seis anos de idade.

Liliane sofreu com muitas dores no pós operatório da lipoaspiração. Foto: Reprodução/Instagram

No final do mês passado, a advogada da família, Débora Helen Santos Araújo, divulgou um comunicado anunciando que os pais da jovem entraram com um processo contra Benjamim Alencar, médico responsável pela lipoaspiração. Segundo a profissional, a família o acusa de erro médico e afirma que o cirurgião teria perfurado o intestino da paciente durante a operação, causando uma infecção generalizada que levou ao falecimento da influenciadora. “Foi um erro muito grosseiro. Além da imperícia na cirurgia, houve negligência no pós-operatório. Ele não se atentou às queixas dela [na semana seguinte à operação] de muita dor e mal-estar. Ele desdenhava dela, dizendo que era corpo mole”, afirmou.

Continua depois da Publicidade

Em entrevista ao site Uol, Débora mostrou os resultados da tomografia feita por Liliane durante o tempo em que esteve internada. Os documentos fazem parte do inquérito e comprovam o erro de Benjamim Alencar. Os exames divulgados apontam perfurações no abdome e derrame na pleura, camada que reveste os pulmões. No laudo, foi constatado que o peritônio, membrana serosa que cobre as paredes do abdome e a superfície dos órgãos digestivos, estava tomado por secreções intestinais, o que teria causado a infecção. “Vamos entrar com ação pleiteando também reparação de danos morais e materiais”, afirmou Débora Araújo.

Tomografia de Liliane Amorim. (Foto: Reprodução / UOL)
Laudo médico de Liliane Amorim, que atestaria o erro médico supostamente cometido pelo cirurgião Benjamim Alencar. (Foto: Reprodução / UOL)

O ex-marido da influenciadora, José Bernardino, também compartilhou com o site um áudio em que o médico, supostamente, teria confessado a perfuração no intestino de Amorim. A evidência não foi publicada pelo veículo, porém, trechos da conversa que José afirma ter se dado entre ele e Alencar foram divulgados em texto. “E a perfuração no estômago?”, pergunta José. Outra voz, supostamente a do cirurgião Benjamim Alencar, responde: [Não teve perfuração] no estômago, não. [Foi] o intestino”. O UOL, porém, não confirmou a veracidade da gravação.