O programa deste sábado (25) de “A Fazenda 13”, confirmou a expulsão de Nego do Borel, após as acusações de estupro recebidas pelo cantor. Entretanto, a edição foi alvo de muitas críticas nas redes sociais. Vários espectadores notaram que o reality omitiu alguns momentos fundamentais para entender o que houve entre o funkeiro e Dayane Mello, como as cenas em que ela pedia para que ele parasse.
Cortes de beijos com Aline e boa parte da festa com outros peões
Durante a contextualização da festa “Glow in the Dark”, a edição focou seus cortes principalmente nas cenas de interações entre Dayane e Nego. Contudo, muitos momentos da noite ficaram de fora do programa, como a série de beijos da modelo com Aline Mineiro – algo que tem “passado batido” quando o reality vai ao ar. Ao longo da balada, a finalista do “Grande Fratello” também dançou e curtiu a noite com outros peões.
Record invisibiliza a relação de dayane com aline e romantiza relação de dayane com borel. Nesta edição tenebrosa de hoje, optaram por criar uma narrativa de casal que não se aplica à realidade, além de exporem a vítima e protegerem o abusador! CRIMINOSOS! pic.twitter.com/EY5Vnh9mWE
— paula 🐺 (@sra_maier) September 26, 2021
a dayane dançou com geral nessa festa, beijou horrores na boca da aline, mas só mostram ela indo atrás do nego.. é de fuder viu
— x (@fbsrcbec) September 26, 2021
Dayane Dançou com a Aline e beijou ela, Dayane tava dançando com o Bil e também dançou com a Sthe mais a Record lixo só mostrou ma edição o que eles queriam pra limpar a barra do abusador e ela sair como a errada da história. pic.twitter.com/ShRPdvdHqX
— 𝑷'𝑱𝒆𝒔𝒔𝒊𝒆 | 𝑭𝒓𝒆𝒆𝒏𝑩𝒆𝒄𝒌𝒚 🖇️🐰🦦 (@jessiegelosa) September 26, 2021
Estado de embriaguez
No final da festa, Dayane estava visivelmente muito bêbada, a ponto de cair pelo caminho até o quarto. Outra situação, que mostrava seu estado naquela noite, foi o momento em que quatro pessoas tiveram de ajudá-la a trocar de roupa, visto que ela não conseguia. Essas cenas também não foram transmitidas na TV.
https://twitter.com/OaugeM/status/1441946867110133761?s=20
Esse é o estado que a Dayane chegou depois da festa, pessoas tendo que chama-la e levanta-la pra que ela pudesse trocar de roupa. Isso não é o estado de alguém que consegue responder pelas suas ações.
ESTUPRO NA RECORD pic.twitter.com/MwUiReEdOf
— bad bays (@babylrxx) September 25, 2021
“Você tá bebada amiga?”
“Não, eu tô de boa!!!”
Eu de boa: pic.twitter.com/Q2rqlZQ1HL
— Dayane Mello 🐬🍷 (@Dayanemello) September 25, 2021
Pedidos de Dayane para que Nego parasse
Além disso, dois momentos ainda mais importantes ficaram de fora da edição: as cenas em que Dayane pedia a Nego que ele parasse o que estava fazendo. O reality chegou até a transmitir (por duas vezes) uma outra parte em que a peoa falava que não podia fazer algo. “Nego, eu tenho uma filha. Não posso. Entendeu? Não posso”, dizia ela.
Porém, os trechos que mais preocuparam o público não ganharam espaço no programa. Em uma dessas situações, Dayane havia falado: “Para com isso, Nego”. Já em outra cena cortada, a participante pediu que ele parasse de fazer algo com a boca. “Para com essa boca! Para com essa boca!”, afirmou.
https://twitter.com/oarthuralmeida/status/1441957008312348675?s=20
POR QUE A RECORD NÃO MOSTROU A DAYANE FALANDO PARA COM ISSO NEGO ? https://t.co/eJpkZftiJL
— Deivid Freitas (@DeividFreittas) September 26, 2021
https://twitter.com/vitorcoments/status/1441710798364155904?s=20
Repercussão e críticas
Para quem acompanhou os trechos nas redes sociais, a edição do programa foi realmente um choque. Não à toa, foram várias as críticas dos internautas sobre o que a emissora exibiu ao seu público. “A Record conseguiu montar uma edição inteira sobre a expulsão de um participante sem falar o motivo da expulsão do participante. Não jogaram nem no campo da ‘suspeita’. Foi tudo subjetivo, com meias palavras, meio obscuro”, comentou a jornalista Lola Ferreira.
A Record conseguiu montar uma edição inteira sobre a expulsão de um participante sem falar o motivo da expulsão do participante. Não jogaram nem no campo da “suspeita”. Foi tudo subjetivo, com meias palavras, meio obscuro…
— Lola Ferreira ☀️ (@lolaferreira) September 26, 2021
“A edição é confusa. A Record não deixa claro pro telespectador os motivos da expulsão do Nego do Borel e expõe de forma excessiva a vítima. Que desgraça de edição equivocada. Sério, um dos maiores absurdos que já vi”, opinou o jornalista Gabriel Vaquer. “A Record está romantizando um estupro em setembro de 2021 ao vivo e a cores, estou horrorizada”, surpreendeu-se uma espectadora do programa.
A edição é confusa. A Record não deixa claro pro telespectador os motivos da expulsão do Nego do Borel e expõe de forma excessiva a vítima. Que desgraça de edição equivocada. Sério, um dos maiores absurdos que já vi. Tá nível programa apelativo dos anos 90 #afazenda
— Gabriel Vaquer (@bielvaquer) September 26, 2021
https://twitter.com/tuitandogio/status/1441941763841794050?s=20
Até mesmo o perfil de Duda Reis, ex-namorada de Nego do Borel que fez graves denúncias ao cantor, se pronunciou sobre a questão. “Record, que desserviço. Vocês deram a impressão que ela ficou a festa inteira com ele (não é verdade), vocês NÃO mostraram as meninas tendo que colocar a roupa nela, ela pediu para ele parar TRÊS vezes e vocês não mostraram! Ela acordou sem shorts, fora os gemidos de madrugada”, opinou a atriz.
Record, que desserviço. Vocês deram a impressão que ela ficou a festa inteira com ele (não é verdade), vocês NÃO mostraram as meninas tendo que colocar a roupa nela, ela pediu para ele parar TRÊS vezes e vocês não mostraram! Ela acordou sem shorts, fora os gemidos de madrugada.
— Duda Reis (@dudareisb01) September 26, 2021
Além dessas, foram várias as outras reclamações nas redes sociais sobre a forma como o assunto foi tratado pela Record TV – desde a exibição, a edição, até a maneira como lidaram com Dayane. Passada a festa, a produção fez um interrogatório com a modelo, questionando-a sobre os fatos que aconteceram na madrugada. Apesar de ter dito que se lembrava de tudo, Day não soube responder sobre diversos momentos – como quando pediu que Nego parasse -, e nem se recordava da preocupação dos outros peões sobre seu estado.
Confira algumas das reações abaixo:
A Record informou que a Dayane teve atendimento psicológico. Isso foi não atendimento psicológico, foi um INTERROGATÓRIO. #AFazenda pic.twitter.com/YU4v2lBlEq
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) September 26, 2021
Até agora pensando:
1) Cortaram as cenas que realmente embasam uma acusação de estupro
2) Turbinaram a edição com cenas da moça alcoolizada se jogando pra ele
3) Entrevistaram e constrangeram a moça, que não lembraria de nada pra exibir na TV
4) Entrevistador homem
— Leila Germano 🗣️ (@LeilaGermano) September 26, 2021
Sobre o que foi exibido até agora: edição ruim e tendenciosa. Cortaram várias cenas, como ela precisando de ajuda de outras pessoas pra trocar de roupa
e assim… dane-se se ela queria ficar na cama, não se consente algo com a outra pessoa naquele estado de embriaguez #AFazenda
— Ricardo S (@RickSouza) September 26, 2021
PARABÉNS RECORD
VAI DAR CERTO SIM VOCÊ ENTREVISTAR UMA MULHER QUE ESTAVA MUITO BEBADA E NÃO LEMBRA DE NADATÁ CERTÍSSIMO
— Dudu Guimarães (@Dudu) September 26, 2021
A gente não esperava uma edição realmente BOA e RESPONSÁVEL, de acordo com o histórico da Record. Mas que DESSERVIÇO #AFazenda
— Fernanda Lopes (@feernandalopes) September 26, 2021
https://twitter.com/GiovanneTeamBR/status/1441943250705784832?s=20
https://twitter.com/gnomendes/status/1441951413978886145?s=20
Pela edição parece que ele foi expulso porque a gente quis e não porque ele cometeu crime. Lamentável #AFazenda
— Gisele Alquas (@gialquas) September 26, 2021
Discurso essencial de Adriane Galisteu
O único ponto alto do programa ao vivo foi o encerramento de Adriane Galisteu. A apresentadora finalizou a atração com um discurso essencial sobre o consentimento. “Depois de tudo o que aconteceu, depois de tudo isso, vale o recado. Quando uma mulher diz não, é não. Quando uma mulher alcoolizada diz sim, também é não!”, afirmou ela, respirando fundo na sequência. “Difícil, né?”, concluiu, enquanto o programa terminava com sua tradicional trilha sonora.
Galisteu – Público elogia discurso de Adriane Galisteu. (Reprodução: Record)
https://t.co/AK4GBw3uOr— Nos Trends BRASIL 🇧🇷 (@nostrendsbrasil) September 26, 2021
Até mesmo Britto Jr, o primeiro apresentador do reality rural, ficou surpreso com a situação e deu sua opinião sobre a postura da emissora. “Como primeira mulher à frente do reality, Adriane Galisteu deve atirar o chapéu em nome da dignidade. Ou falar ao vivo o que pensa de verdade”, comentou o jornalista.
Como 1a. mulher a frente do reality, @GalisteuOficial deve atirar o chapéu em nome da dignidade. Ou falar ao vivo o que pensa de verdade.
— Britto Jr. (@brittojr) September 26, 2021