O momento que nós nunca acreditamos que chegaria… Nesta sexta-feira (23), a imprensa teve acesso à primeira imagem do último local oficial de descanso da rainha Elizabeth II. O portal britânico Daily Mail obteve as imagens e deu detalhes do túmulo, que conta com uma laje de mármore belga preto. O espaço traz o nome da falecida monarca em dourado, ao lado do de seu marido, o príncipe Philip, com os dois juntos ali para a eternidade.
A primeira foto do jazigo, localizado na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, foi obtida depois que adoradores foram autorizados a entrar no local nesta semana, para os cultos da igreja. Na imagem, é possível ver o nome, a data de nascimento e a data da morte de Elizabeth II, inscrito próximo do de seu pai, George VI, de sua mãe Elizabeth, a Rainha Mãe, e de seu marido, Philip, que faleceu em abril do ano passado, aos 99 anos. Já na tarde de sábado (24), a família real divulgou uma imagem em seu perfil oficial. Olha só:
Essa é a primeira vez que os nomes de Elizabeth II e Philip são vistos juntos na capela memorial. Uma vez que, uma imagem anterior, divulgada em 2002, mostrava apenas as escritas douradas para George VI e a Elizabeth I, juntamente com as datas de seu nascimento e morte. Na ordem da nova configuração, é possível ler: George VI 1895-1952; Elizabeth 1900-2002; Elizabeth II 1926-2022; Philip 1921-2021. Entre os nomes dos dois casais aparece uma única estrela de metal, que é a insígnia da Ordem da Liga, a mais antiga e nobre ordem de cavalheirismo do Reino Unido.
This evening a Private Burial will take place in The King George VI Memorial Chapel at Windsor.
The Queen will be Laid to Rest with her late husband The Duke of Edinburgh, alongside her father King George VI, mother Queen Elizabeth The Queen Mother and sister Princess Margaret. pic.twitter.com/pwwZeKs02C
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 19, 2022
A foto inédita foi tirada na quarta-feira (21), por uma mulher que estava em um culto na capela. Ao Daily Mail, ela explicou: “Eu fui lá para um culto de oração e felizmente foi o suficiente para ser capaz de ver o lugar de descanso final de Sua Majestade”. Ela afirmou que se sentiu honrada em poder ver o local de perto: “Como você pode imaginar, foi muito comovente ser capaz de prestar meu respeito à nossa amada Rainha. Eu reconheci a pedra pelas fotos que eu tinha visto na mídia, durante o período fúnebre, mas logo percebi que os nomes da Rainha e do Príncipe Philip tinham sido adicionados desde então”.
“Foi muito comovente ver seus nomes assim e pensar neles juntos para a eternidade. E eu me sinto extremamente afortunada por ter sido uma das primeiras pessoas do público geral a ter sido capaz de ver isso. Tenho certeza de que outros vão querer viajar para ver isso no futuro, pois é um motivo tão simples, mas bonito, já que tantas milhões de pessoas ficaram tão comovidas com a morte da Rainha”, completou a inglesa.
‘May flights of Angels sing thee to thy rest.’
In loving memory of Her Majesty The Queen.
1926 – 2022 pic.twitter.com/byh5uVNDLq
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 19, 2022
Os participantes do grupo de oração da mulher ficaram atordoados quando souberam que haveria “uma oportunidade de ver o lugar de descanso da falecida Rainha“. O culto durou cerca de 30 minutos e, na ocasião, eles também oraram pelo rei Charles III. A congregação foi convidada a pensar nele e em outros membros da família real britânica neste “momento triste“.
A nova laje foi posicionada imediatamente após o funeral da rainha Elizabeth II, que aconteceu na segunda-feira (19). Na quarta-feira (21), a Capela de São Jorge foi aberta para serviços regulares da igreja, e está programada para reabrir totalmente ao público na próxima semana.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaquesGoodbye to a Queen, a mother, a grandmother and a great grandmother. pic.twitter.com/hKEI9RcAOp
— The Prince and Princess of Wales (@KensingtonRoyal) September 19, 2022