Um homem flagrou o momento exato em que um muro de uma casa desabou num condomínio de luxo em Alphaville, na região da Grande São Paulo. Durante uma tempestade na última terça-feira (24), Samuel Borges Bonfim começou a gravar um vídeo reclamando justamente de um vazamento de água que atravessava o muro e invadia a casa. O que ele não esperava é que a estrutura do imóvel vizinho viria abaixo antes mesmo do fim da gravação.
Nas imagens, o empresário registrou como uma água barrenta estava jorrando na parte superior do muro. Ele se queixou que o problema tornou-se cada vez mais recorrente nos últimos anos, surgindo com a chegada da construção ao lado da sua. “Tudo o que eu fiz na minha casa está sendo estragado. E isso aqui já faz anos que eu falo com o condomínio e ele fala que não tem culpa. Quando eu construí, essa casa [a de trás] não existia e nunca aconteceu isso. Construiu essa casa, começou a acontecer isso”, afirmou.
Segundo Samuel, o condomínio teria dito que a culpa – e responsabilidade – sobre o caso era dele. Pouco depois, ouve-se um barulho na filmagem e o morador percebe que a rachadura já chegou à parte inferior do muro. Então, é uma questão de segundos até que a estrutura vem toda abaixo, destruindo o deck e a piscina da residência. “Pronto, agora ficou bom a minha casa… Isso se não cair a casa do vizinho agora. Foi avisado no condomínio há anos e o condomínio não tomou conta”, revoltou-se ele, enquanto sua filha gritava e chorava. Assista:
@samuelborgesbonfim Momentos antes da tragédia em Alphaville olha o desespero da criança #engenharia #alphavile #construction #constru #obras ♬ som original – Samuel Borges Bonfim
O vídeo com as imagens surpreendentes chegou a mais de 14 milhões de visualizações no TikTok. Com a enorme repercussão do caso, Samuel voltou às redes sociais e informou que ninguém se feriu após a queda. “Tá tudo bem, não aconteceu nada com ninguém, foram só danos materiais”, afirmou. “Bora pra frente, vamos trabalhar. É vender carro pra consertar agora”, completou o empresário, que é dono de uma loja de automóveis.
O proprietário do imóvel falou com o g1 nesta sexta-feira (27) e informou que uma perícia já foi contratada para apurar as causas do ocorrido. Segundo ele, o prejuízo estimado após a queda do muro é de R$ 1 milhão. A Defesa Civil e integrantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) estiveram no local ontem (26) e avaliaram a situação do deslizamento. A área foi isolada e o morador recebeu a orientação de evitar a parte debaixo da casa. No entanto, a garotinha, que viveu o susto e presenciou a queda, está com medo de dormir no imóvel.
Samuel ainda afirmou que, até a manhã de hoje, o condomínio ainda não havia enviado nenhum representante ao local. O morador disse ter se mudado para lá há três anos. De acordo com o empresário, a casa vizinha, com quem dividia o muro, foi construída há um ano e meio. Ele voltou a dizer que já havia reclamado de infiltrações na estrutura. Contudo, mesmo levando uma equipe à propriedade, o condomínio chegou a dizer que o problema não tinha relação com a casa vizinha.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques