Pecuarista e filho de 12 anos morrem em queda de avião; vídeo mostra criança pilotando bimotor antes do acidente

No registro que circula nas redes sociais, um homem também aparece bebendo cerveja no banco do passageiro

O pecuarista Garon Maia Filho, de 42 anos, e seu filho, Francisco Veronezi Maia, de apenas 11 anos, morreram na queda de um avião bimotor em uma área de mata fechada, na divisa entre Rondônia e Mato Grosso. Os destroços da aeronave foram encontrados neste domingo (30). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o avião Beechcraft Baron 58 decolou do aeroporto de Vilhena (RO), às 17h50 do sábado (29), e desapareceu do radar minutos depois.

As buscas pela região começaram no mesmo dia, mas as equipes não localizaram a aeronave. No domingo de manhã, os policiais militares entraram na área de mata fechada a pé. Com isso, eles encontraram não só os destroços do bimotor, mas também os corpos das vítimas. O Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já iniciou os trabalhos para saber o que causou o acidente.

Os bombeiros revelaram que a aeronave das vítimas bateu violentamente contra árvores localizadas próximo à Cachoeira das Cavernas. A queda aconteceu oito minutos depois do avião decolar rumo a uma fazenda de Comodoro (MT). Segundo o g1, o garoto passava férias com o pai, que pilotava o bimotor, e retornaria para Campo Grande.

No entanto, nesta segunda-feira (31), foi divulgado um vídeo nas redes sociais em que Francisco aparece dirigindo um bimotor ao lado de um homem. De acordo com a publicação, ainda não confirmado se o passageiro realmente é Garon Maia Filho, pai do garoto, e nem se as imagens são do dia do trágico acidente. Porém, o veículo seria o mesmo.

No vídeo, um homem sentado no banco do copiloto filma a criança pilotando o bimotor. Ele, que seria um piloto credenciado pela Anac para o voo, instrui o menino enquanto eles decolam em uma pista de terra, numa área rural. “Peraí, tudo pronto? Nada na frente, tá ok. Vamos lá, 600 cavalos, pode empurrar. 600 Kikão, vai. Nossa senhora. Mão na manete, mão na manete. Fica com a mão aí e olha a velocidade”, disse o homem.

Continua depois da Publicidade

Assim que o avião está no ar, já é possível escutar diversos alertas sonoros emitidos pelo painel. O homem, então, se filma bebendo cerveja enquanto o menino controla sozinho o veículo. “O passageiro pode tomar uma, né, Kiko?”, pergunta ele à criança. Ele ainda justifica o motivo para tapar com o dedo a numeração que mostra o prefixo do avião. “Aqui tem que tampar porque se não tem uns p*** que enchem o saco”, afirmou. Veja:

A família de Garon e Francisco divulgou uma nota de pesar na qual pedem amparo para enfrentar a perda, além de respeito pelo luto. “Garon e Kiko foram filhos, irmãos exemplares, além de amigos verdadeiros a todos que tiveram a bênção de conhecê-los. Seus sorrisos iluminaram nossas vidas, suas palavras aqueceram nossos corações e sua presença deixou marcas indeléveis em cada um de nós”, escreveram.

“Pedimos à comunidade que nos ampare neste momento difícil, respeitando nosso luto e concedendo-nos o espaço necessário para enfrentarmos essa perda inestimável em nossa família”, adicionaram.

 

Nota de pesar divulgada pela família (Foto: Reprodução/ Instagram)

 

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques