Uma nova trend tem dado o que falar… A live NPC virou uma febre no TikTok recentemente e tem movimentado MUITO dinheiro. Este tipo de transmissão ao vivo consiste basicamente em influenciadores imitarem personagens de game, com vozes infantilizadas e movimentos repetitivos, em troca de doações de presentes virtuais – que realmente representam uma quantia impressionante.
A sigla significa Non Playable Character (Personagem Não Jogável). Os personagens interpretados pelos streamers são os secundários nos jogos online, sem muitas funções e que aparecem apenas como figuração. Ao receberem os presentes virtuais dos seguidores, os influencers reagem de maneira quase que robótica. As doações são convertidas em dinheiro pela plataforma após as transmissões.
A grande precursora dessa tendência foi a canadense conhecida como PinkyDoll, que reage aos sorvetes e pirulitos virtuais dados por seus seguidores. Em entrevista ao The New York Times, ela afirmou que já ganhou até US$ 4 mil por live – cerca de R$ 19,4 mil na cotação atual.
@kiki_saysso New trend? Should I try it? credit: @pinkydollreal #pinkydoll #ai #npctrend #viral #tiktoksensation #livestream ♬ original sound – The Starseed Closet – Kiki Saysso
No Brasil, nomes famosos por seguirem essa tendência são Felca e Prizza. Em conversa com o g1, o TikToker revelou que dá para rentabilizar este tipo de live, mas é necessário ter planejamento. “O que eu quero dizer e é importante dizer é: alinhe suas expectativas. Se você tem vontade de fazer lives assim, alinhe suas expectativas para você não se frustrar. Não vai de cabeça, não larga tudo. Não é tudo que estão falando, mas é dinheiro. Então, acho que você consegue uma renda extra”, afirmou ele.
@denisxdk AHAHAHAHAHHAHA #NPC #felcaedit #FY #Felca #Prizza ♬ som original – DENIS
@felcafruta Respondendo a @flavianasantosofc #forasteiro ♬ som original – Felca
Apesar da linguagem infantilizada, o fenômeno também não tem um público-alvo definido, segundo o streamer. “Eu acho que [o público] é o mais diverso possível. Eu acho que é para quem está com o tempo livre. Vai desde a senhorinha que está passando tempo no TikTok, esbarra com aquilo e fica sem entender nada, meio fascinada, meio presa naquela situação, até o adolescente. Quem fica até o final, eu acho que são as pessoas de mais idade. Os adolescentes têm o cérebro mais rápido e não aguentam, eles ficam com tédio. Acho que não tem público específico, não tem um nicho. É, absolutamente, geral”, declarou.
Agora a pergunta que não quer calar: já participou de uma live de NPC ou entraria nessa tendência?
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques