Acidente em Vinhedo: Presidente da Voepass fala pela 1ª vez sobre queda de avião; assista

Acidente deixou 62 mortos

O presidente e co-fundador da VOEPASS Linhas Aéreas se manifestou pela primeira vez desde o acidente aéreo em Vinhedo. Em um vídeo divulgado nesta terça-feira (13), o comandante José Luiz Felício Filho lamentou a queda do avião que deixou 62 mortos na semana passada e descreveu as ações da empresa para auxiliar as famílias das vítimas.

Na publicação compartilhada pela equipe de comunicação da companhia, Felício Filho afirmou que o momento é de “grande pesar para todos” e que a VOEPASS não está “medindo esforços” para a “assistência irrestrita” aos parentes e amigos dos passageiros e tripulantes do voo 2283.

“Não estamos medindo esforços logísticos e operacionais para que todos recebam o nosso efetivo apoio neste momento. Isso inclui transporte, hospedagem, alimentação, translado e todas as despesas pelas quais nos responsabilizamos integralmente. O apoio emocional também é a nossa prioridade. Temos um grupo de psicólogos e médicos aqui no centro de acolhimento às famílias que montamos em São Paulo, além de psicólogos disponíveis em outros centros no país”, afirmou.

Em outro trecho do comunicado, ele aponta que uma equipe de voluntários está em contato diário com os familiares. “O objetivo é identificar as necessidades e trazer rápidas soluções”, explicou, acrescentando que um canal de comunicação foi criado para trazer “informação de forma correta e objetiva a qualquer momento”.

Continua depois da Publicidade

Felício Filho concluiu agradecendo ao apoio de todos com as famílias das vítimas. “Sou piloto há mais de 30 anos e hoje o comandante mais antigo dessa empresa. Vim de uma origem de transportadores e, desde que assumi a presidência dessa empresa em 2004, sempre construí uma base com diretrizes sólidas e sempre pautadas pelas melhores práticas internacionais para garantir a segurança operacional de todos. A vida dos nossos passageiros, assim como dos nossos tripulantes, sempre foi e continuará sendo nossa prioridade número um”, finalizou.

Assista:

O acidente

O avião com 62 pessoas a bordo, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo, no interior de São Paulo. A VOEPASS liberou o nome das vítimas. O acidente envolveu um avião bimotor de passageiros, modelo ATR-72, que havia decolado de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos, na Grande São Paulo. A empresa apontou que ainda não se sabe como o acidente ocorreu. Todas as vítimas já foram retiradas dos escombros e levados para o Instituto Médico Legal paulista, onde serão identificados.

Assista ao momento da queda:

Continua depois da Publicidade

A PF utilizou um scanner 3D, uma tecnologia moderna, que acelerou a localização dos corpos. Ao g1, o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Maycon Cristo, detalhou o processo. Primeiro, foi realizada uma perícia na parte externa da aeronave e, posteriormente, iniciou-se um trabalho “mais meticuloso” de recorte do bimotor para a retirada de partes que estão em locais de difícil acesso.

“A gente considera um documento, aparelho celular, posicionamento na aeronave, tudo isso para colaborar para a identificação. Considerando toda essa coleta de evidências, aí a gente retira o corpo, coloca no carro e leva para o IML de São Paulo para concluir a identificação”, explicou Cristo. Saiba mais detalhes do caso, clicando aqui.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques