Um adolescente de 14 anos morreu e um homem de 33 anos está internado após serem baleados por policiais militares em um “assalto falso”. O caso aconteceu no bairro Papagaio, em Feira de Santana (BA), na sexta-feira (6). De acordo com os familiares, as vítimas não estavam armadas. A Polícia Militar informou, ainda, que os agentes envolvidos foram afastados da corporação.
O adolescente foi identificado como Mateus dos Santos Souza. A família contou que ele passava pelo bairro na garupa de uma moto, pilotada pelo homem, quando avistou dois amigos da escola e decidiu fazer uma brincadeira.
A ideia de Mateus era assustar os colegas ao fingir que eles estavam sendo assaltados. O sujeito que pilotava a motocicleta parou o veículo e o jovem fingiu que o celular era uma arma. Uma guarnição da Rondesp Leste passou no local, avistou a cena e atirou contra o adolescente e o condutor da moto, atingindo os dois. “Os amigos estavam voltando da escola e ele estava na moto. Ele falou: ‘Passa tudo, passa tudo’, e o policial começou a disparar”, declarou Mayane Sousa, irmã de Mateus, ao g1.
Mateus foi socorrido para Hospital Emec, onde passou por cirurgia no mesmo dia, mas não resistiu. O menino veio a óbito na madrugada deste sábado (7).
O motociclista, por sua vez, foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mangabeira e regulado para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Ele recebeu alta médica ainda ontem (7).
Despedida de Mateus
No sábado, amigos e familiares de Mateus protestaram no bairro Papagaio, após a morte do adolescente ser confirmada. Uma das ruas, inclusive, chegou a ser bloqueada. Segundo informações do g1, os manifestantes atearam fogo em pneus e pedaços de madeira.
O adolescente foi enterrado neste domingo (8), no cemitério Jardim das Flores, em Feira de Santana.
Comando de Policiamento Regional Leste se pronuncia
Em comunicado, a corporação relatou que “visualizou dois indivíduos em uma motocicleta trafegando na contramão e em atitude suspeita”. “No momento da aproximação, os ocupantes da motocicleta anunciaram um assalto a dois jovens que usavam uniformes escolares. Diante da negativa de acatar a verbalização policial e do movimento brusco de um dos suspeitos, que sacou um objeto da cintura e o apontou na direção dos jovens, os policiais, em conformidade com os procedimentos operacionais padrões, efetuaram disparos de arma de fogo, atingindo os ocupantes da motocicleta”, iniciou o texto.
A nota também diz que um dos suspeitos teria fugido, no caso, o homem de 33 anos. “Todas as medidas necessárias foram adotadas prontamente para salvaguardar a vida dos envolvidos, com o devido atendimento médico prestado aos dois indivíduos”, afirmou a PM.
Por fim, a corporação salientou que o caso será investigado: “As circunstâncias da operação foram registradas na Central de Flagrantes, no Sobradinho, e serão devidamente apuradas conforme os trâmites legais, visando o completo esclarecimento dos fatos”.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques