Após vídeo viral em que picape “voa” sobre buggy no Ceará, testemunha revela detalhe que evitou o pior: “Foi um livramento”

O caso aconteceu no sábado (17) e está sendo investigado como crime ambiental pela Polícia Civil

Neste sábado (17), uma picape preta protagonizou uma cena de perigo extremo ao “voar” sobre um buggy parado durante a subida de uma duna em Canoa Quebrada, no município de Aracati (CE). O motorista do veículo, segundo o g1, desmaiou após o forte impacto da aterrissagem.

O episódio, registrado em vídeo e amplamente compartilhado nas redes sociais, acendeu um alerta para o uso irresponsável das dunas e provocou reações indignadas das autoridades. A picape acelerou morro acima até perder o contato com o chão, sobrevoando o buggy amarelo que estava parado para uma sessão de fotos.

O impacto da queda foi tão intenso que os quatro pneus do veículo estouraram e os airbags foram acionados. Dentro do buggy, estavam o motorista – um profissional credenciado – e quatro passageiros. “Quando a picape caiu na areia, fez um estrondo muito grande e observamos que não saiu do local. Corremos e vimos os airbags todos estourados, e o motorista a princípio desmaiado e imóvel. Logo em seguida abriu os olhos, mas não tinha movimentos no corpo e nem falava nada“, relatou um passageiro do buggy que preferiu não ter o nome divulgado, ao g1. Assista:

Ele ainda comentou que o grupo só não havia descido a duna naquele momento porque estava esperando o cinegrafista ajustar o equipamento para filmar a ação. “Essa filmagem retardou nossa descida na duna. Foi um livramento“, disse ao veículo.

Abalados, os passageiros decidiram encerrar o passeio após o susto. Já o motorista da picape, que não teve o nome revelado, é um empresário da cidade de Russas, segundo o g1. Seu estado de saúde não foi informado até o momento.

Conduta em investigação

A Secretaria da Segurança Pública (SSPDS) informou ao g1 que os policiais do Batalhão de Policiamento Turístico foram acionados e a Polícia Civil já instaurou um procedimento por crime ambiental, apurando o caso por meio da Delegacia de Aracati. O motorista da picape, que trafegava ilegalmente pelas dunas, deve ser responsabilizado conforme a legislação.

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (n° 9.605/1998), a infração pode resultar em prisão, multa ou a reparação do dano causado ao meio ambiente.

Continua depois da Publicidade

A conduta também foi criticada pela prefeita da cidade, Roberta de Bismarck. “Mobilizamos nossas equipes para tomar todas as providências diante de um fato lamentável ocorrido nas dunas de Canoa Quebrada. Entrei em contato com o Cel. Kléber (PM), o delegado Ricardo (PC) e o comandante Marcos Vinícius (Guarda Municipal) para definirmos ações firmes e imediatas diante da condução irresponsável que ganhou repercussão nas redes“, escreveu em nota postada no Instagram.

A prefeitura pretende intensificar a fiscalização nas dunas e praias da região para garantir a segurança de moradores, visitantes e profissionais que atuam no turismo. “Esse tipo de atitude não representa nossa cidade e não será tolerado. Canoa Quebrada é símbolo de beleza, mas também de respeito. Não compactuamos com atitudes que ameacem a segurança de moradores e visitantes. Seguiremos agindo com rigor para garantir que nossas belezas naturais sejam desfrutadas com segurança, respeito e responsabilidade“, afirmou Bismarck.

Foto: Reprodução/ Instagram
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques