Lizandra Trindade, repórter na TV Globo por 19 anos, pediu demissão da emissora recentemente. O post que informava sua saída da empresa viralizou nas redes sociais. Por isso, na segunda-feira (15), a jornalista voltou a falar sobre o tema, explicando que já não tinha mais a mesma alegria para ir trabalhar, e que seria desrespeitoso consigo mesma continuar desta forma.
“Eu saí da Globo. Porque eu quis. Há, sim, um quê de loucura na minha decisão. Eu trabalhei quase duas décadas na maior empresa de comunicação do país, com os melhores recursos técnicos e os profissionais mais qualificados que o mercado poderia me oferecer. Fiz amigos para a vida toda, entrevistei gente relevante, fui à Copa e à Olimpíada, apresentei jornais de rede. Tive sucesso no sonho da menina de 8 anos que queria ser jornalista quando crescesse. E tive dificuldade na hora de sair, porque essa menina segue em mim e não é acostumada a desistir”, escreveu a jornalista.
Segundo ela, a decisão de encerrar a jornada foi difícil, mas essencial. “No final, a minha experiência já não era sonho. Ninguém abre mão de uma relação tão longa quando ela é mais boa que ruim. Minha história na Globo tem um saldo ultra-mega-hiper positivo. Mas os últimos anos, não. Chegar para trabalhar sem a alegria de sempre era desrespeitoso comigo. Precisei de tempo para aceitar a ruptura, entender que renovação não é desistência. Pelo contrário: abrir mão do que não estava bom era não desistir de mim mesma“, afirmou.
A publicação, feita na última semana na rede social corporativa, alcançou mais de 30 mil curtidas e 840 comentários, a maioria em apoio à profissional. Diante da repercussão inesperada, Lizandra decidiu dar um novo depoimento, dessa vez em vídeo, para falar sobre o tema. “Recebi centenas de mensagens públicas e privadas em todas as minhas redes sociais, de gente que se espelhava na minha situação e se inspirava na minha decisão“, disse Trindade.
“É curioso que estamos aqui em uma rede na qual as pessoas querem trabalho, emprego, dinheiro, mas não estão mais dispostas a vender a felicidade em nome disso. E as lideranças precisam estar atentas a essa sinalização“, continuou a comunicadora. Lizandra quis destacar que, apesar de ser um canal profissional e de empregabilidade, existe um movimento de priorização da saúde física, mental e emocional das pessoas, diante do trabalho.
“O que acontece comigo, talvez com você, é coletivo mundial. A música recém-lançada da Beyoncé, ‘Break My Soul’, virou hino de um movimento que, nos Estados Unidos, ganhou o nome de ‘Great Resignation’, a ‘Grande Renúncia’, depois que quatro milhões de americanos pediram demissão em abril do ano passado, em um mês, e isso foi se repetindo“, explicou a repórter. Confira:
Lizandra, que iniciou a trajetória na Globo como estagiária de produção no GNT, passou por outros braços da emissora, ao longo de quase duas décadas. Ela atuou como apresentadora na GloboNews, apresentadora do programa “Globo Universidade” e, mais recentemente, durante nove anos, no Esporte da TV Globo. Em junho deste ano, a jornalista se demitiu após participar da equipe do “Encontro com Fátima Bernardes”.
Ver essa foto no Instagram
Fontes do portal Notícias da TV disseram que Trindade teria sido convidada para morar em São Paulo e atuar na nova produção do “Encontro“, comandado por Patrícia Poeta. Ela, no entanto, recusou a proposta e decidiu encerrar a carreira na emissora. Atualmente, a profissional atua como apresentadora, mestre de cerimônias, além de orientadora em cursos de media training.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques