Arquivo Nacional divulga áudios inéditos de pilotos brasileiros sobre OVNIs: “Dez vezes mais rápido que um avião”; ouça

Os documentos vêm, em sua maioria, da região Sul do país, e são impressionantes

Diversos materiais, inclusive áudios, divulgados pelo Arquivo Nacional, mostram relatos de pilotos brasileiros sobre o avistamento de OVNIs (objetos voadores não identificados) no espaço aéreo nacional. A CNN mostrou mostrou nesta sexta-feira (16), os documentos divulgados pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Em um dos áudios, um piloto fica chocado ao notar uma luz que, segundo ele, estava próxima do avião que pilotava. “Estou vendo eles [sic]. Po***, tem um passando baixo, cara! Tá bonito! Olha, meu irmão. Pô, rapaz, ‘tô’ arrepiado, meu irmão”, declara.

Você tá pegando aí, controle? Eles estão baixos. É por isso que você perdeu. Tem dois altos aqui no alinhamento da pista e tem mais uns dois ou três embaixo agora”, relata. “Rapaz, que festa que isso aqui ficou!“, continua o piloto.

Em outro momento, ele ainda disse que os dois objetos que estavam mais altos mudavam de cor com frequência.

Ouça na íntegra:

Outros relatos de avistamento de óvnis

A maioria dos relatos vem da região Sul, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Em abril, um aviador avisou ter visto um OVNI estático, quando se preparava para pousar no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. “Nesta semana, o observador relata ser o quarto dia que observa tal objeto”, dizia o documento, que também informava que o objeto aumentava e diminuía, nas cores branca e alaranjada.

Na madrugada de 7 de fevereiro de 2023, outro piloto afirmou ter visto no céu de Navegantes, no litoral catarinense, “uma bola pequena a grande (variando)”, a uma velocidade “dez vezes maior que a de um avião comercial”. Ele ainda relatou que a ocorrência é semelhante a outras já reportadas no ano anterior, no mesmo lugar.

Relatos de pilotos brasileiros falam sobre avistamento de óvnis. (Foto: Reprodução/ CNN)

De quatro a cinco objetos com luzes brancas intermitentes e a longa distância foram avistados por outro profissional ia em direção a Santa Catarina, enquanto sobrevoava o município de Ilha Comprida, em São Paulo. Segundo ele, por volta das 2h do dia 21 de janeiro, os objetos faziam movimentos circulares “por vezes formando um círculo, aproximando e distanciando um do outro”, a uma velocidade 8 mach — oito vezes a do som.

“O espanto foi em decorrência de as luzes/movimentação dos objetos não corresponderem a um satélite, lixo espacial ou qualquer outro fenômeno conhecido”, pontuou o piloto.

Continua depois da Publicidade

“Noite dos óvnis”

Alguns áudios são de 1986, remetendo ao evento conhecido como a “Noite dos OVNIs”. Segundo informações do Ministério da Justiça, em 19 de maio daquele ano, 21 objetos foram identificados pelos radares do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta).

A FAB enviou cinco jatos para perseguir tais OVNIs, mas nenhum deles obteve êxito. Procurada pelo O Globo, a instituição não respondeu às tentativas de contato.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques