Gustavo Medeiros, comandante do avião que caiu na zona oeste de São Paulo na sexta-feira (7), teria pedido “retorno imediato” para a pista assim que decolou. O áudio de um outro piloto com a mensagem foi divulgado pelo jornal O Globo, neste sábado (8). O colega de profissão da vítima aguardava para levantar voo no momento da tragédia, na Avenida Marquês de São Vicente, região da Barra Funda.
“Estou no ponto de espera ainda, o cara (Medeiros) decolou na minha frente. Estou no ponto de espera. Estou aguardando aqui. Já faz uns 15 minutos ou 20 que estou parado aqui, que a torre pediu para aguardar”, disse em um trecho. “Ele [o piloto] não declarou emergência. Ele falou: ‘Torre, solicito retorno imediato, fox-echo-mike’, e não falou mais nada. E a torre tentou chamar ele e mais nada. Logo vi a fumaça, decolou helicópteros. Complicado. Que triste”, lamentou o piloto na gravação.
▶️ Queda de avião: áudio revela pedido de piloto para “retorno imediato”
Piloto que aguardava para decolar do Aeroporto Campo Marte, em SP, escutou conversa entre torre e avião que caiu em avenida de SP
Leia: https://t.co/XL1Q7i3Ro4 pic.twitter.com/FRYA1sIzNR
— Metrópoles (@Metropoles) February 7, 2025
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), porém, não detalhou a comunicação entre o piloto e a torre. “A investigação dessa ocorrência aeronáutica continua, com o levantamento de outras informações necessárias, a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes. (…) A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, declarou uma nota da Força Aérea Brasileira (FAB).
O avião, de modelo King Air F90, caiu por volta das 7h20, minutos após a decolagem no Aeroporto Campo de Marte com destino a Porto Alegre (RS). O piloto e o outro ocupante do avião, o advogado Márcio Louzada Carpena, que era dono do bimotor, morreram na hora. Cinco pessoas que estavam em um ônibus atingido por destroços precisaram de atendimento médico. O mesmo serviu para um motociclista que passava pelo local, se assustou e caiu durante o acidente.

Já o motorista do ônibus passa bem, mas foi socorrido e está em estado de choque. Ele foi afastado das suas funções na Viação Santa Brígida. Uma idosa bateu a cabeça dentro do ônibus e teve um corte. Outras três pessoas que estavam no ponto ou dentro do veículo também ficaram feridas, disse Kléber Vitor Santos, médico do corpo de Bombeiros.
A confirmação do óbito de Márcio foi feita pela OAB-RS (Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul), enquanto um amigo e sócio do advogado informaram ao UOL sobre o falecimento de Gustavo.
Segundo pilotos ouvidos pela GloboNews, o avião passou por uma oficina uma semana antes do acidente para resolver um defeito de pane no sistema de RPM de um dos motores. O respectivo sistema monitora a velocidade de rotação do motor e é fundamental para o desempenho da aeronave e a decolagem. De acordo com o site, esse defeito pode ter afetado a potência e o torque necessários para que o bimotor conseguisse decolar e atingir a velocidade necessária.
Ao UOL, o perito aeronáutico e forense Daniel Kalazans apontou que uma falha mecânica pode ter sido a causa da queda. “Falarei como controlador e piloto. Operei muito no Campo de Marte, que tem uma área muito complicada após a decolagem. Tudo indica que foi uma falha técnica, mecânica. Entendo que ele [o piloto] tenha buscado o retorno”, salientou.
“A melhor opção seria voltar para o próprio Campo de Marte e provavelmente isso não foi possível. O local de pouso ali naquela região é muito difícil. O piloto buscou a melhor opção, que foi tentar um pouso forçado na avenida [Marquês de São Vicente]. Mesmo assim, temos complicações. Em uma avenida, há postes, árvores, fios de alta tensão… Dificilmente ele lograria êxito”, analisou o perito, por fim.

Queda no meio da avenida
O avião tentou fazer um pouso de emergência na avenida, mas não conseguiu. Ao atingir o ônibus, ambos pegaram fogo. O vídeo de uma câmera de segurança, obtido pela TV Globo, exibiu o momento da explosão. A imagem mostra que a via seguia o fluxo normal, quando a onda de fumaça é vista na parte de cima. A polícia vai investigar as causas e eventuais responsabilidades pela queda da aeronave, assim como a Aeronáutica e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).
Veja:
Vídeo mostra momento da explosão do avião que caiu na Barra Funda, em SP pic.twitter.com/Vxv30ptTLX
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) February 7, 2025
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques🚨🚨Câmera registra momento exato da queda do avião que caiu na Barra Funda, Zona Oeste de SP; veja pic.twitter.com/lXOdLVYSPU
— O Cidadão (@ocidadaoo) February 7, 2025