Avião desvia rota e faz pouso em Salvador após problema técnico, e vídeo mostra desespero dos passageiros; atriz acusa funcionário de transfobia – assista

Voo da Azul Linhas Aéreas saiu do Recife e ia para o Rio de Janeiro, quando precisou desviar a rota após problemas técnicos

Um avião da empresa Azul Linhas Aéreas precisou desviar sua rota e fazer um pouso no Aeroporto de Salvador (BA), na madrugada desta segunda-feira (30), após apresentar um problema técnico. O voo AD4032 saía do Recife (PE) e tinha como destino o Rio de Janeiro. Passageiros que estavam a bordo relataram os momentos de desespero, assim como a atriz Isis Broken, da novela “No Rancho Fundo”, da Globo. Contudo, ela afirmou ter sofrido transfobia de um integrante da tripulação.

A aeronave saiu às 2h35, e deveria chegar às 5h25 em solo carioca. Conforme os clientes, seria um voo direto, sem previsão de escalas e conexões. No entanto, o avião parou na capital baiana por volta das 5h. Vídeos mostraram a tensão na cabine e o susto que os passageiros tomaram.

Em um dos registros, Isis aparece chorando, enquanto outros clientes se desesperam ao fundo. A comissária de bordo pede para que todos permaneçam sentados até que, pouco depois, a situação é controlada. “Por volta das 4h da madrugada, o piloto informou que ia precisar fazer um pouco de emergência devido a um problema técnico. E aí começou o caos. As comissárias pediram pra gente guardar óculos ou qualquer outro material que pudesse apresentar perigo”, descreveu Israel, que estava a bordo.

“O avião por várias vezes deu voltas para poder gastar o combustível e fazer o pouso em segurança. Mas estava todo mundo tenso. [Teve turbulência] várias vezes. Ele fez acho que umas oito voltas antes de pousar e toda vez dava uma turbulência. A situação dentro do avião foi muito tensa. Foi mais ou menos uma hora até o pouso. [Fiquei] nervoso, muito preocupado”, completou o homem.

Atriz Isis Broken grava momento de tensão dentro de avião que precisou fazer pouso de emergência em Salvador

[image or embed]

— whatwouldlbdo.bsky.social (@whatwouldlbdo.bsky.social) September 30, 2024 at 12:58 PM

Transfobia

A atriz global também descreveu o que aconteceu na ocasião. Ela, que se identifica como travesti, contou ter sido vítima de transfobia ao buscar por ajuda. “A gente foi tratado com completo desrespeito. Eles disseram que tinham passado informações pra gente, e aí eu perguntei pra todo mundo e ninguém recebeu”, afirmou Isis.

Continua depois da Publicidade

“Inclusive, um dos atendentes foi transfóbico comigo nesse atendimento. Eu falei que meu nome era Isis, que era senhora, e ele me chamou de senhor. Um completo desrespeito. Eu pedi o crachá dele para saber o nome dele, porque eu estou acompanhada por uma advogada, e ele não queria me dar o nome. Eles não dizem exatamente nada do que aconteceu. A gente vai sabendo por coisas que a gente foi vendo no meio do voo. Uma das meninas viu uma das asas com umas luzes vermelhas picando. Dizem que é uma pane, uma falha. Mas a gente não sabe”, completou a artista, indignada. Assista:

Passageiro relata tensão em voo que ia do Recife pro Rio de Janeiro

[image or embed]

— whatwouldlbdo.bsky.social (@whatwouldlbdo.bsky.social) September 30, 2024 at 1:13 PM

Atriz Isis Broken diz ter sofrido transfobia por funcionário da companhia aérea

[image or embed]

— whatwouldlbdo.bsky.social (@whatwouldlbdo.bsky.social) September 30, 2024 at 1:16 PM

Continua depois da Publicidade

Problemas com o avião

Integrantes da banda Grupo Menos é Mais também estavam a bordo do avião. O produtor musical Miguel Schonmann publicou detalhes do episódio nos stories de seu Instagram. “Aí a aeromoça acorda todos no meio do voo dizendo: ‘O avião precisará fazer um pouso de emergência. Retire seus objetos pontiagudos, óculos e, ao comando da tripulação, abrace seu próprio corpo'”, narrou.

Apesar do susto, Schonmann afirmou que estão “todos bem”. “Pouso forçado em Salvador, um problema na parte elétrica do avião. Como se tivesse sem controle total da aeronave. Avião rebocado e seguimos”, concluiu ele. Veja:

Produtor musical relata momento tenso dentro do avião (Foto: Reprodução/Instagram)

Continua depois da Publicidade

Empresa se pronuncia

Inicialmente, a Vinci Airports, que administra o terminal, havia classificado a situação como pouso de emergência. Ao fim da manhã, porém, a concessionária declarou que a nota emitida à imprensa foi modificada, e adotou o termo “pouso de prioridade”. Segundo a Vinci, foram realizados procedimentos técnicos de segurança para o pouso e desembarque de passageiros.

A Azul Linhas Aéreas ressaltou que foi realizado um “pouso não programado por problemas técnicos”, mas sem fornecer mais detalhes. A concessionária também não informou o que houve com a aeronave. Ainda de acordo com a empresa, os clientes serão reacomodados em outros voos, mas até o momento, não tinham informações de embarque para o destino final.

Eles receberam vouchers de R$ 50 para lanches. A Azul lamentou os transtornos e disse que “ações como essa são necessárias para garantir a segurança das operações”, mas não se posicionou sobre as acusações de Isis Broken.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques