Um avião da companhia aérea Azul, que seguia de Fernando de Noronha para Recife, em Pernambuco, enfrentou uma turbulência severa na manhã desta quarta-feira (5). Os passageiros a bordo relataram os momentos de tensão que viveram. Uma tripulante ficou ferida.
O empresário Raimar Souza, morador da ilha, contou ao g1 como tudo aconteceu. “Parecia que o avião tinha perdido a sustentação, algumas malas caíram. Tudo aconteceu rápido, mas foi muito intenso. Nós sentimos o corpo indo para cima, parecia que iria bater no teto”, relembrou.
Já em entrevista ao Estadão, Raimar explicou com mais detalhes o que sentiu durante o ocorrido. “Havia turbulência, o avião balançava, mas isso é normal, o problema foi que o avião desceu em queda livre. Sabe a montanha russa quando dá aquela descida de gelar o corpo? Acho que o avião perdeu a sustentação, mas o piloto conseguiu equilibrar“, relatou.
Ele acrescentou que, embora esteja acostumado a enfrentar turbulências, nunca havia vivenciado uma tão intensa como essa. “As aeromoças estavam servindo água e era só bolsa voando, criança chorando, pânico total. Como tenho comércio em Fernando (de Noronha), voo sempre para Recife e as turbulências são comuns, mas como esta, nunca houve outra. Só tive a real dimensão quando o avião pousou e vi a ambulância encostando“, contou.
Souza relatou também que a aeronave precisou dar diversas voltas antes de pousar no aeroporto da capital pernambucana e que o piloto se desculpou pelo ocorrido.
Segundo a CNN, com informações do site Flightradar24, o avião realmente ficou cerca de 20 minutos circulando entre os estados da Paraíba e de Pernambuco antes de pousar em Recife. O tempo estava chuvoso na região.
Outra passageira do voo, identificada como Caroline Gomes, recorreu às redes sociais para relatar a experiência. Ela confirmou as condições climáticas adversas no momento do voo: “Recife está chovendo muito, então infelizmente já era de se esperar que desse alguma turbulência“.

A Azul informou que o pouso ocorreu normalmente e divulgou que uma comissária de bordo ficou ferida. Ela sofreu um entorse no tornozelo, uma lesão no ligamento sem fratura. Segundo a companhia, a tripulante recebeu atendimento médico logo após o desembarque.
Em nota, a empresa afirmou que prestou toda a assistência necessária aos clientes e tripulantes e esclareceu o ocorrido. “O avião não sofreu qualquer problema técnico. Devido a condições climáticas adversas na região, a aeronave passou, momentaneamente, por zonas de turbulência severa enquanto orbitava no aguardo para aproximação final”, informou.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques