Uma mulher morreu e dez pessoas ficaram feridas após a queda de um balão na manhã deste domingo (15), em Capela do Alto, no interior de São Paulo. Segundo o boletim de ocorrência obtido pelo UOL, a aeronave transportava 33 passageiros. O piloto foi preso, e o caso é investigado como homicídio culposo.
De acordo com a Polícia Civil de São Paulo, as vítimas receberam os primeiros socorros e foram encaminhadas ao pronto-socorro do município e a um hospital em Sorocaba. A jovem de 27 anos não resistiu. A Guarda Civil Municipal chegou ao local logo após o acidente, que ocorreu por volta das 8h, no bairro Distrito do Porto, perto da estrada municipal Vereador Geraldo Portela.
O piloto do balão foi detido em flagrante por homicídio culposo agravado e atividade irregular de balonismo, segundo o g1. A polícia afirmou que a documentação do homem estava irregular e que ele possuía licença apenas para voos particulares. “Durante o voo, o piloto realizou tentativas mal sucedidas de pouso em áreas inadequadas, o que resultou na queda dos ocupantes”, declarou a PC.
Um dos passageiros relatou à polícia que o balão partiu de Boituva, cidade vizinha de Capela do Alto, e chegou a colidir duas vezes contra o solo antes de cair. As batidas causaram a queda de quatro dos tripulantes. O Instituto de Criminalística e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram até o local para investigar as circunstâncias. Ainda não há informações sobre a causa do acidente.
Confira um vídeo do balão feito por um morador:
Balão sobrevoa em baixa altitude antes de cair em Capela do Alto, SP pic.twitter.com/1s5glI1ZWO
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) June 15, 2025
Neste fim de semana, um campeonato de balonismo foi realizado em Boituva. A Confederação Brasileira de Balonismo declarou que a aeronave não possui relação com a entidade: “Esse balão não faz parte do nosso corpo de atletas do balonismo de Boituva. Esse balão não tem documento, essa empresa, a prefeitura já fechou ela algumas vezes e ela torna clandestinamente”.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques