Bebê que usou embalagem de bolo como respirador morre no RN

Médica improvisou máscara de oxigênio no hospital para socorrer bebê até que ele fosse transferido

Um bebê de cinco meses que usou uma embalagem de bolo improvisada como máscara de oxigênio morreu nesta terça-feira (30), em Natal. A informação foi confirmada pela família. O bebê foi ao hospital em junho com suspeita de bronquiolite. Ele foi diagnosticado com quadro de desconforto respiratório grave, congestão nasal, febre, rinorreia, vômitos e diarreia. Enquanto aguardava a vaga de internamento em alguma unidade com UTI pediátrica, a equipe da unidade de saúde usou o equipamento improvisado.

De acordo com nova enviada pelo hospital municipal de Santa Cruz, o paciente estava “clinicamente grave, mantendo quadro de desconforto respiratório e taquidispineia”. O município informou que o hospital não é referência em urgência materno infantil. Além disso, a médica plantonista, Ellenn Salviano, usou a embalagem de bolo para montar um leito semi intensivo e atender a necessidade do paciente.

O bebê foi transferido para o Hospital Varela Santiago, em Natal, no dia 11 de junho. Segundo a família, o bebê teve várias complicações de saúde após a transferência para a capital e precisou realizar uma traqueostomia, mas não resistiu. A causa da morte ainda não foi informada.  Ele tinha hidrocefalia e usava uma bolsa de colostomia. O pequeno também tinha síndrome de Dandy-Walker, uma malformação no cérebro que pode causar problemas no desenvolvimento motor e aumento progressivo da cabeça.

Bebê com o equipamento improvisado. (Foto: Reprodução/ g1)

Continua depois da Publicidade

A família ainda disse que foi pega de surpresa com a notícia. O estado de saúde do bebê tinha evoluído para uma melhora recentemente. Ele chegou a ser transferido para a enfermaria, com possibilidade de alta médica em breve.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques