O presidente Jair Bolsonaro esteve em uma confusão na manhã desta quinta-feira (18), na saída do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência em Brasília. Após o youtuber Wilker Leão proferir uma série de provocações, um alvoroço se iniciou com seguranças e pessoas próximas, e o homem acabou caindo no chão.
A situação se deu quando Jair Bolsonaro parava para tirar fotos e fazer lives com seus apoiadores na saída do Palácio. No registro obtido pelo g1, Leão começa a fazer perguntas e provocações, chamando o presidente de “covarde”, “vagabundo”, “safado” e “tchutchuca do Centrão”.
“Quero ver se você tem coragem de falar comigo, Bolsonaro! Me responde e para de ser covarde! Tchuchuca do Centrão. Tô aqui todo dia para te combater, seu safado. Você é vagabundo e eu tô falando aqui na frente do gado do cercadinho inteiro“, desafia ele. Um dos apoiadores de Bolsonaro então faz críticas ao ex-presidente Lula, e Wilker concorda. “O Lula é ladrão também, mas esse daí tá fazendo tudo o que a esquerda faz, senão a esquerda volta“, acusa. Ele reclama ainda de ter sido derrubado por alguém na covardia no momento.
Após as afrontas, o mandatário vai até Leão para tentar retirar o celular do youtuber, que gravava a cena. “Vem cá, quero falar contigo”, diz Bolsonaro, que puxa Wilker pela gola da blusa, e depois pelo braço dele. No mesmo instante, a confusão se acirra e Leão é empurrado e arrastado, até que cai no chão. “Vocês estão loucos, vocês vão ver! Sai daqui!”, grita ele, ao ser carregado por seguranças.
Wilker Leão costuma ficar na saída do Palácio Alvorada e faz vídeos alfinetando apoiadores do presidente. O youtuber também registra, no canal, provocações com petistas em manifestações. Na ocasião, Bolsonaro havia entrado no carro oficial para seguir para sua agenda de campanha eleitoral, mas, com o aumento das provocações, deixou o veículo para interpelar Leão. Assista:
https://twitter.com/MidiasSo/status/1560293271645069312
https://twitter.com/midiasso/status/1560295673030926338?s=24&t=DLhzrV-pjfuj5qrASedv2g
Após o imbróglio, Bolsonaro tentou colocar panos quentes na situação e conversou por cerca de cinco minutos com Wilker. De acordo com o g1, a dupla abordou temas delicados, como alianças com partidos do Centrão, orçamento secreto, reforma tributária, posse de armas e mudanças na lei da delação premiada.
“Eu preciso aprovar as coisas no Parlamento, certo? Se for para aprovar sozinho, eu sou ditador. Fecha tudo, fecha Supremo, fecha Congresso, fecha tudo e eu resolvo as coisas sozinho. Eu tenho que ter o apoio do Parlamento. Os partidos de centro são quase 300 dos 513 parlamentares. Como vou aprovar um projeto simples de lei dispensando 300 votos?”, questionou o presidente. “Eu não posso ser um presidente 100%. Vai desagradar um ou outro em alguma coisa, vai desagradar”, afirmou Jair. Confira o vídeo publicado por Leão:
Terminada a conversa, Bolsonaro se dirigiu à Base Aérea. O presidente faz campanha eleitoral em São José dos Campos (SP). Leão ainda permaneceu no local e conversou com outros apoiadores. O canal de Wilker no YouTube tem 13,5 mil inscritos. De acordo com o rapaz, o objetivo do seu conteúdo é discutir “militarismo, direito, política e sociedade“. Leão tem 5,2 mil seguidores no Instagram e 125 mil no TikTok.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques