O candidato à prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena (PSDB), participou da sabatina UOL/Folha nesta sexta-feira (13) e declarou que, se não ganhar a eleição deste ano, deve deixar a política. Ao final da entrevista, o jornalista se emocionou com a possibilidade e se retirou. Segundo a Folha de S.Paulo, amigos próximos aconselham Datena a abandonar sua candidatura.
“O que eu reforcei nessas eleições é que eu tentei ajudar as pessoas a votar em mim”, afirmou Datena, com a voz embargada. “Até agora eu não consegui, p*rra. O que eu posso fazer?”, finalizou. Visivelmente abalado, Datena, que começou a sabatina em um tom irritado, encerrou o debate agradecendo à imprensa.
“Eu encerro bem, e tendo o maior respeito a vocês, jovens de imprensa. Eu, que sou um velho jornalista, reconheço a ética da maioria de vocês. Muito obrigado”, concluiu, retirando os fones e deixando a entrevista. Durante a sabatina, o apresentador também falou sobre a possibilidade de deixar a política, caso sua candidatura à prefeitura não seja bem-sucedida.
“Se eu não for eleito prefeito de São Paulo, pra mim acabou política. Foi uma boa experiência, espero ser eleito ainda, tenho esperança de ir para o segundo turno”, declarou. Datena admitiu que os resultados preliminares das pesquisas de intenção de voto o deixaram entristecido. “A gente fica baqueado ao ver um primeiro resultado de pesquisa (…), mas o que eu gostaria de ter sido, vou morrer sem cumprir meu sonho”, afirmou, referindo-se ao desejo de se eleger senador.
Segundo a Folha de S.Paulo, amigos próximos de Datena, incluindo o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), têm aconselhado o candidato a reconsiderar sua candidatura devido às dificuldades enfrentadas na campanha e aos problemas de saúde do apresentador. Kajuru, inclusive, sugere que Datena foque em uma possível candidatura ao Senado em 2026.
Porém, Datena, apesar das adversidades, confirmou à Folha que manterá sua decisão de seguir com a candidatura. Líderes tucanos também acreditam ainda haver chances de crescer nas pesquisas e contribuir para a eleição de uma bancada de vereadores do PSDB. O partido atualmente não conta com representantes na Câmara Municipal de São Paulo.
A candidatura de Datena, no entanto, tem gerado questionamentos internos. De acordo com o UOL, na semana passada, o apresentador consultou o presidente do PSDB, Marconi Perillo, e o deputado federal Aécio Neves sobre a possibilidade de o partido substituí-lo como candidato. Ambos, porém, reafirmaram a confiança no projeto atual e irão manter Datena na disputa. Assista:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques