Empresário preso por morte de gari em BH escreve carta à defesa e surpreende com nova versão

O réu confesso aproveitou o momento para elogiar sua equipe jurídica

Empresário Renê da Silva Nogueira Júnior, preso pelo assassinato do gari Laudemir de Souza Fernandes em BH, afirmou em carta que o episódio foi um “acidente”. O documento cita mudanças na defesa e reforça confiança nos advogados. Renê está detido desde 11 de agosto, acusado de atirar contra Laudemir durante coleta de lixo.

Renê da Silva Nogueira Júnior, empresário preso pelo assassinato do gari Laudemir de Souza Fernandes, em Belo Horizonte, afirmou em carta escrita na prisão que o episódio se tratou de um “acidente”. O documento, entregue à defesa, também comenta mudanças recentes na equipe de advogados de Renê.

A carta, datada de 25 de agosto de 2025, destaca que Renê confia no trabalho dos defensores, tanto da nova equipe quanto a da anterior. Ele também pediu para que não haja novas mudanças na condução de sua defesa. “O que aconteceu foi um acidente com a vítima e me sinto bem representado. Tenho certeza que resolveremos esse mal-entendido“, escreveu no documento obtido pela Folha de S.Paulo. Confira a íntegra:   

Carta escrita por Renê na prisão. (Foto: Reprodução/Folha de S.Paulo)

O empresário está preso desde 11 de agosto, acusado de atirar contra Laudemir durante a coleta de lixo no bairro Vista Alegre, Região Oeste de BH. O disparo atingiu o abdômen do trabalhador, que morreu no local.

A carta foi escrita em meio à terceira mudança de advogados. Inicialmente, uma equipe de defensores assumiu o caso, mas renunciou no dia 18 de agosto, alegando “motivos de foro íntimo”. Na sequência, Dracon Cavalcanti Lima assumiu a defesa, mas, nesta segunda (25), relatou ter sido surpreendido pelo registro de um novo advogado, Bruno Silva Rodrigues, do Rio de Janeiro.

Continua depois da Publicidade

Relembre o caso

Na manhã do dia 11 de agosto, Laudemir fazia a coleta de lixo quando Renê pediu que o caminhão fosse retirado da via. A motorista, Elen Dias, respondeu que havia espaço suficiente para a passagem, o que teria provocado a irritação do empresário. Ele ameaçou atirar contra a condutora, e os garis intervieram.

Empresário foi detido poucas horas depois do crime, enquanto treinava em uma academia (Foto: Reprodução/TV Globo)

Em seguida, Renê sacou a arma e efetuou um disparo que atingiu Laudemir no tórax. O gari foi socorrido e levado ao Hospital Santa Rita, em Contagem (MG), mas não resistiu.

Continua depois da Publicidade

Conforme o Boletim de Ocorrência (BO), Renê dirigia um carro da marca BYD por volta das 9h, o que facilitou as buscas. Por meio de câmeras de segurança, os policiais conseguiram identificar a marca, o modelo e as iniciais da placa. A motorista ainda forneceu mais uma letra e os dois últimos números da placa.

Após negar o crime, o empresário confessou ter matado Laudemir. Segundo a Polícia Civil de MG, Renê disse que atirou contra o gari, mas negou que tenha ocorrido uma discussão de trânsito. O homem acrescentou que sua esposa, que é delegada, não sabia que ele pegou a arma, uma pistola calibre .380.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques