Muito triste! Uma jovem de 23 anos morreu após passar mal durante o show de Taylor Swift, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (17). Ana Clara Benevides Machado estava acompanhada de uma amiga, quando começou a sentir um mal-estar devido ao calor intenso dentro do Estádio Nilton Santos. Ela chegou a ser socorrida, mas teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Após saber do ocorrido, a cantora se manifestou e disse estar com o coração partido.
A fã viajou do Mato Grosso do Sul para o Rio especialmente para assistir à apresentação de sua artista preferida. Segundo o depoimento de uma amiga ao g1, Ana Clara começou a se sentir mal ainda na segunda música do show, “Cruel Summer”. “Na segunda música ela simplesmente desmaiou. Aí tiramos ela com ajuda dos seguranças e corremos pro postinho de apoio no estádio. Eles atenderam ela e encaminharam pra ambulância”, contou Daniele Menin.
Ainda dentro do estádio, os socorristas começaram o processo para reanimar a jovem. “Eles tentaram por uns 40 minutos, mas não conseguiram”, relembrou, acrescentando que ambas foram encaminhadas para um hospital da região. “Estávamos só nos duas aqui no Rio, recebi a notícia da morte no hospital, fui a primeira pessoa”, concluiu. A Secretaria Municipal de Saúde informou que Ana chegou ao Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, às 20h50, “em parada cardiorrespiratória”. “Foram feitas manobras de reanimação, mas, infelizmente, ela não resistiu”, descreveu a nota.
Em depoimento ao jornal Folha de S. Paulo, Weiny Machado, pai da vítima, se mostrou consternado com a morte da filha. “Perdi minha única filha, menina feliz, inteligente. Estava para se formar em psicologia em abril próximo, guardando dinheiro. Não tenho palavras para expressar minha dor. Saiu de casa para realizar um sonho e volta morta”, disse ele.
Weiny ainda afirmou que o que aconteceu com Ana Clara precisa ser investigado para não se repetir. “Quero que seja apurado, se de fato proibiram de entrar com água, se houve negligência no socorro. Sei que a cantora estava distribuindo água as fãs, e isso é absurdo para um evento desse porte. Nada vai trazer minha filha de volta, mas espero que, se confirmada a negligência, alguém seja punido, para que isso não aconteça com mais ninguém”, alegou. De acordo com o portal, a máxima no Rio de Janeiro chegou aos 39,1°C, com sensação térmica de 60°C. Outras mil pessoas desmaiaram durante a apresentação de Taylor.
Taylor Swift se manifesta
A notícia da morte de Ana Clara chegou aos ouvidos da cantora ainda na noite de ontem. Através de seus stories, Taylor afirmou estar “arrasada” com a situação. “Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos um fã hoje à noite, antes do meu show. Eu nem posso dizer para vocês o quanto eu estou arrasada por causa disso. Eu tenho poucas informações, além de que ela era incrivelmente bonita e muito jovem”, escreveu em uma carta a próprio punho.
“Eu não vou ser capaz de falar sobre isso do palco, porque me sinto dominada pela dor quanto tento falar sobre isso. Quero dizer que agora sinto profundamente essa perda e meu coração partido está com sua família e amigos. Esta é a última coisa que eu nunca pensei que aconteceria quando nós decidimos trazer essa turnê ao Brasil”, finalizou ela.
Em vários momentos da apresentação de ontem, Taylor perguntou aos fãs se eles estavam com calor e chegou a paralisar o show para que a equipe levasse água para um grupo que estava pedindo por ajuda.
Ministro Flávio Dino anuncia medidas imediatas
A morte da estudante de psicologia repercutiu também no Ministério da Justiça. Depois do ocorrido, o ministro Flávio Dino prometeu que tomará medidas imediatas em relação ao acesso a água em eventos do tipo. “A Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça vai adotar as medidas imediatas, com a edição de normas emergenciais e notificações, ainda hoje, acerca de ACESSO À AGUA em shows e outros espetáculos públicos. E também vai adotar as medidas relativas às responsabilidades pelos danos já causados, em diálogo com os demais órgãos do Sistema Nacional do Consumidor”, escreveu no X (Twitter).
A Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça vai adotar as medidas imediatas, com a edição de normas emergenciais e notificações, ainda hoje, acerca de ACESSO À AGUA em shows e outros espetáculos públicos. E também vai adotar as medidas relativas às responsabilidades pelos…
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) November 18, 2023
Mais tarde, o Ministro determinou que a entrada de garrafas com água deve ser permitida em todos os eventos de alta exposição ao calor. Segundo o texto, as produtoras também deverão fornecer “ilhas de hidratação” de fácil acesso com água potável. A medida passa a valer imediatamente.
A partir de hoje, por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de ÁGUA de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos. E as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar…
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) November 18, 2023
Prefeitura do Rio se pronuncia
O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também emitiu uma nota sobre o caso. Ele afirmou que as circunstâncias estão sendo apuradas e anunciou medidas para evitar que algo parecido aconteça no show de hoje. “Inaceitável a perda da vida de uma jovem ontem no show no Engenhão. Obviamente, ainda estamos apurando mais detalhes das circunstâncias do ocorrido. De qualquer forma, já determinei ao Chefe Executivo de Operações do município que exija providências junto a produção do show”, declarou.
E continuou: “Já posso adiantar as seguintes medidas que eles devem anunciar ainda na manhã de hoje: Antecipar a entrada em 1h e ocupar o anel de circulação para tirar o publico do sol; novos pontos de distribuição de água; aumento de numero de brigadistas; aumento de ambulâncias”. Taylor ainda fará duas apresentações na cidade até seguir para São Paulo.
Inaceitável a perda da vida de uma jovem ontem no show no Engenhão. Obviamente, ainda estamos apurando mais detalhes das circunstâncias do ocorrido. De qualquer forma, já determinei ao Chefe Executivo de Operações do município que exija providências junto a produção do show.…
— Eduardo Paes (@eduardopaes) November 18, 2023
Produtora responde
Após a repercussão da morte de Ana Clara, os termos “T4F EXIGIMOS RESPEITO”, “JUSTIÇA POR ANA” e “EXIGIMOS ÁGUA EM EVENTOS” viraram alguns dos assuntos mais comentados das redes sociais e até um abaixo-assinado para a criação de uma lei que garanta a distribuição gratuita de água em eventos foi criado. Muitos fãs que compareceram ao show afirmaram que foram proibidos de entrar com água no estádio.
A Tickets For Fun (T4F), empresa organizadora da “The Eras Tour” no Brasil, se pronunciou e lamentou que a jovem tenha perdido a vida durante o show. Contudo, ela não respondeu às reclamações dos fãs, nem revelou como irá proceder para que casos como esse sejam evitados.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques— T4F (@t4f) November 18, 2023