Fatima (1)

Fátima Bezerra, governadora do RN, fala sobre sua sexualidade: “Na minha vida pública ou privada nunca existiram armários”

Fazendo história! Após o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participar do “Conversa com Bial” e se afirmar homossexual, o nome de Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte, virou assunto também. Jean Wyllys levantou a reflexão sobre como a mesma nunca recebeu tanto destaque, apesar de também fazer parte da comunidade LGBTQIA+. Nesta sexta-feira (2), Fátima usou o Twitter para falar sobre o caso e afirmou que nunca existiram “armários” em sua vida.

Em uma série de tuítes, a governadora demonstrou apoio a Eduardo e disse sentir na pele o peso do preconceito. “Na minha vida pública ou privada nunca existiram armários. Sempre demarquei minhas posições através da minha atuação política, sem jamais me omitir na luta contra o machismo, o racismo, a LGBTfobia e qualquer outro tipo de opressão e de violência. O governador Eduardo Leite fez um gesto importante e tem minha solidariedade por ataques que venha a sofrer em razão de sua declaração. Eu sei o que é a dor da discriminação e do preconceito“, escreveu ela.

Os mandatos que recebi do povo, de deputada estadual, deputada federal, senadora e, agora, de Governadora do meu Estado, o RN, sempre estiveram à disposição das lutas civilizatórias. As denominadas minorias são, por vezes, maioria da sociedade, mas pouco representadas politicamente. Tenho orgulho de sempre ter representado essa luta e consciência de que, mais do que nossa condição humana, importa à sociedade as nossas ações para transformar o mundo em um lugar melhor para viver com justiça, dignidade, e direitos iguais para todas e todos“, finalizou Fátima.

Continua depois da Publicidade

Bezerra é filiada do PT (Partido dos Trabalhadores) e foi eleita governadora do Rio Grande do Norte em 2018. Atualmente, ela é a única mulher que governa um estado brasileiro. Nas redes sociais, internautas ficaram felizes com as palavras da política. “Mulher, nordestina, professora, lésbica e governadora do RN”, comemorou um seguidor no Twitter. Veja mais reações:

Continua depois da Publicidade

Eduardo Leite fala sobre sua orientação sexual

O “Conversa com Bial” de quinta-feira (1º) contou com a participação do governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Durante a entrevista, o político falou abertamente sobre sua sexualidade pela primeira vez, e afirmou publicamente que é gay, levando em conta a importância de seu posicionamento.

“Eu nunca falei sobre um assunto que eu quero trazer pra ti no programa, que tem a ver com a minha vida privada e que não era um assunto até aqui porque se deveria debater mais o que a gente pode fazer na política, e não exatamente o que a gente é ou deixa de ser”, afirmou ele, ressaltando que atualmente é preciso colocar essa questão em pauta. “Nesse Brasil com pouca integridade a gente precisa debater o que se é”, mencionou.

Continua depois da Publicidade

Então, Eduardo contou sobre sua orientação sexual para Pedro Bial, com todas as palavras, reforçando não ter vergonha ser quem é. “Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso”, pontuou ele. Assista ao trechinho abaixo: