Fogo em balão começou no cesto e piloto mandou passageiros pularem, diz polícia; 3 pessoas morreram abraçadas

Oito pessoas morreram e 13 sobreviveram após pularem do cesto; delegado afirma que estrutura foi arrastada por ventos fortes

Um balão de ar quente com cerca de 21 pessoas a bordo pegou fogo e caiu na manhã deste sábado (21), no município de Praia Grande, em Santa Catarina. Segundo relato do piloto — um dos 13 sobreviventes da tragédia — as chamas teriam começado no próprio cesto, onde estavam os passageiros.

Em entrevista ao portal NSC Total, o policial civil Tiago Luiz Lemos revelou detalhes do depoimento prestado pelo piloto. O incêndio teve início ainda durante a decolagem, enquanto o balão estava próximo ao solo. As chamas, que teriam se originado de um dos maçaricos utilizados no balão, atingiram o cesto e se espalharam rapidamente.

Como o balão ainda estava em baixa altitude, o piloto orientou  que os passageiros pulassem para se salvar. 13 pessoas conseguiram saltar, mas as demais permaneceram na aeronave, que começou a subir impulsionada pelo calor intenso das chamas. Pouco depois, o fogo consumiu a estrutura e o cesto caiu.

As oito pessoas que não conseguiram saltar morreram. Os demais sobreviventes foram resgatados e encaminhados ao hospital para atendimento médico.

Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro vítimas morreram carbonizadas ainda durante o incêndio, e outras quatro morreram em decorrência da queda. Imagens publicadas nas redes sociais mostram o momento em que a lona do balão pega fogo, se desprende do cesto com as vítimas e despenca de uma altura considerável.

Veja [Alerta! Imagens fortes]:

Informações preliminares, apuradas pelo UOL, indicam que o balão caiu sobre um posto de saúde da cidade e chegou a iniciar um pequeno incêndio. Ainda não há confirmação de feridos em solo.

Nas redes sociais, testemunhas da tragédia relataram o horror do momento. Uma turista, que havia viajado a Praia Grande com o objetivo de realizar um passeio de balão, descreveu uma “cena de horrores” ao ver passageiros saltando desesperados. “O balão incendiou e despencou com pessoas dentro”, relatou.

Continua depois da Publicidade

Delegado detalha tragédia

Em entrevista à GloboNews, o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, deu mais detalhes sobre as investigações iniciais. Segundo ele, os primeiros indícios apontam para um possível vazamento de gás, provocado pela movimentação do balão em meio aos ventos fortes registrados na região.

“Está um vento bastante forte, e várias pessoas estavam segurando o balão quando ele saiu pela primeira vez do local. Inclusive, havia uma caminhonete tracionando com um cabo esse balão, que estava com uma movimentação bem intensa para os lados. Há um indicativo de que o gás acabou vazando por causa dessa intensa movimentação, ensejando uma queima da lona. Apesar de ela ser antichamas, teria ocorrido uma situação de fogo intenso”, explicou o delegado.

“O balão subiu e, depois de um tempo, acabou descendo, e foi quando 13 pessoas, inclusive o piloto, conseguiram sair. O balão subiu novamente, as pessoas começaram a ficar desesperadas, e algumas acabaram pulando do cesto. As que ficaram acabaram morrendo carbonizadas”, completou. Assista abaixo:

Continua depois da Publicidade

Em seu perfil no X (antigo Twitter), Ulisses Gabriel fez um desabafo emocionado sobre o acidente: “Dia de luto. Nesta manhã ocorreu um incêndio e queda de um balão em Praia Grande/SC. Pessoas perderam a vida. As forças de segurança estão no local para atender a ocorrência. PC e PCI vão apurar os fatos. Quem amamos será sempre eterno e a fé não nos deixa ver o fim”.

“Dói na alma a cena de 3 pessoas morrendo abraçadas! Dói na alma fake news divulgada com uma lista de nomes que não era verdadeira! Dói na alma a perda de pessoas! Pensemos nelas como barcos, que deste porto partiram e foram outro. Sempre estarão em nós e em algum lugar”, acrescentou.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques