Um homem de 66 anos morreu após sofrer um mal súbito enquanto dançava durante uma festa no município de São Pedro da Cipa, no Mato Grosso. O caso aconteceu na tarde desta quinta-feira (1º), durante a tradicional Festa do Trabalhador, na região da Gleba Pombal. Segundo relatos de testemunhas à equipe de saúde que atendeu a ocorrência, a vítima havia ingerido tadalafila, medicamento indicado para disfunção erétil, antes do evento.
O homem também usava marca-passo. A informação foi repassada por um amigo que acompanhava o idoso no momento do incidente. De acordo com o g1, a tentativa de reanimação foi feita por equipes de saúde no local, mas ele não resistiu. O idoso foi encaminhado ao Hospital Municipal de Jaciara, onde o óbito foi confirmado pelo médico de plantão.
O uso da tadalafila, vendida livremente em farmácias sem necessidade de receita médica, levanta preocupações quanto ao uso indiscriminado. De acordo com o Conselho Regional de Medicina, a automedicação com esse tipo de substância pode oferecer sérios riscos à saúde, especialmente em pessoas com histórico cardíaco.
“Se houver documentação que ele prescreve só para fazer exercícios, esse colega está incorrendo em falha ética, o que é passível de punição e não está seguindo nenhum protocolo, nenhuma norma de boas práticas médicas que demonstre que ele está fazendo o melhor pelo paciente dele”, explicou Joaquim Francisco de Almeida, coordenador da Câmara Técnica de Urologia do CREM.

Embora a tadalafila seja indicada para casos de disfunção erétil, o medicamento tem sido utilizado por frequentadores de academia como pré-treino, por conta de seu efeito vasodilatador, o que, segundo especialistas, não tem respaldo científico. Buscas na internet mostram o crescente interesse por esse uso alternativo, com termos como “tadalafila para treinar” entre os mais pesquisados.
O preço da substância pode variar entre R$ 7,57 e R$ 22,38 por caixa. Segundo dados do setor farmacêutico, mais de 43 milhões de unidades de medicamentos com tadalafila foram comercializadas no Brasil apenas em 2023.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques