Homem morre em festa no MT após tomar remédio para disfunção erétil

Homem chegou a ser atendido, mas não resistiu

Um homem de 66 anos morreu após sofrer um mal súbito enquanto dançava durante uma festa no município de São Pedro da Cipa, no Mato Grosso. O caso aconteceu na tarde desta quinta-feira (1º), durante a tradicional Festa do Trabalhador, na região da Gleba Pombal. Segundo relatos de testemunhas à equipe de saúde que atendeu a ocorrência, a vítima havia ingerido tadalafila, medicamento indicado para disfunção erétil, antes do evento.

O homem também usava marca-passo. A informação foi repassada por um amigo que acompanhava o idoso no momento do incidente. De acordo com o g1, a tentativa de reanimação foi feita por equipes de saúde no local, mas ele não resistiu. O idoso foi encaminhado ao Hospital Municipal de Jaciara, onde o óbito foi confirmado pelo médico de plantão.

O uso da tadalafila, vendida livremente em farmácias sem necessidade de receita médica, levanta preocupações quanto ao uso indiscriminado. De acordo com o Conselho Regional de Medicina, a automedicação com esse tipo de substância pode oferecer sérios riscos à saúde, especialmente em pessoas com histórico cardíaco.

“Se houver documentação que ele prescreve só para fazer exercícios, esse colega está incorrendo em falha ética, o que é passível de punição e não está seguindo nenhum protocolo, nenhuma norma de boas práticas médicas que demonstre que ele está fazendo o melhor pelo paciente dele”, explicou Joaquim Francisco de Almeida, coordenador da Câmara Técnica de Urologia do CREM.

Tadalafila é o 2° remédio mais vendido do Brasil (Foto: Reprodução/TV Globo)

Continua depois da Publicidade

Embora a tadalafila seja indicada para casos de disfunção erétil, o medicamento tem sido utilizado por frequentadores de academia como pré-treino, por conta de seu efeito vasodilatador, o que, segundo especialistas, não tem respaldo científico. Buscas na internet mostram o crescente interesse por esse uso alternativo, com termos como “tadalafila para treinar” entre os mais pesquisados.

O preço da substância pode variar entre R$ 7,57 e R$ 22,38 por caixa. Segundo dados do setor farmacêutico, mais de 43 milhões de unidades de medicamentos com tadalafila foram comercializadas no Brasil apenas em 2023.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques