Homem morre em salto de speed fly na Pedra Bonita, no RJ; vídeo mostra momento da queda

A Polícia Civil informou que fará uma perícia no equipamento da vítima de 49 anos

Um homem de 49 anos morreu neste domingo (3), enquanto tentava praticar speed flying – modalidade de voo realizada com um parapente – na Pedra Bonita, em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo informações do g1, José de Alencar Lima Junior despencou de cerca de 250 metros de altura.

Os bombeiros foram chamados às 9h58 e procuraram pela vítima por cerca de 4 horas. O corpo foi encontrado às 13h49, em uma área de difícil acesso. Um helicóptero da corporação foi usado para que o homem e os equipamentos fossem içados e levados para a praia de São Conrado.

De acordo com a Polícia Militar, uma viatura do 23º BPM (Leblon) foi acionada “por componentes da sede do da Voo Livre, onde relataram que avistaram um homem caído na mata, após realizar um salto com equipamento speed fly, que não é permitido por usuários do Voo Livre“.

O Clube São Conrado de Voo Livre (CSCVL) possui instrutores credenciados para guiar os passeios aéreos. Ainda de acordo com a ocorrência, o homem “fez um salto particular, pois o mesmo não é cadastrado no Voo Livre”. “[Foi] Uma tentativa frustrada de uma decolagem. Pode questionar vários, mas se vê que não é uma pessoa que domina a prática. O resultado foi esse: uma queda de praticamente 250 metros de altura que ocasionou o óbito do praticante“, disse Bruno Menescal, vice-presidente da Voo Livre, ao g1.

Bruno também contou que José de Alencar chegou sozinho, deixou a motocicleta em um estacionamento do Parque Nacional, e subiu a pé até a Pedra Bonita. De lá, pulou e caiu. O acidente reuniu equipes do Corpo de Bombeiros com militares dos quartéis do Alto da Boa Vista, Lagoa e Humaitá. O caso será investigado pela 15ª DP (Gávea).

Continua depois da Publicidade

A Polícia Civil informou ao g1 que fará uma perícia no equipamento da vítima. O objetivo é saber o motivo do instrumento não ter funcionado corretamente. O corpo de José de Alencar foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) do Centro do Rio e passou por exame de corpo de delito.

Localizada no Parque Nacional da Tijuca, a Pedra Bonita é considerada referência para voo livre. Imagens feitas por visitantes do local e compartilhadas nas redes sociais mostram o momento em que o homem faz os últimos ajustes no equipamento. Segundos depois, ele corre, se desequilibra e desaparece em meio à mata. Assista:

Continua depois da Publicidade

Nas redes sociais, uma prima de José de Alencar lamentou a morte. “Meu primo, hoje você foi morar com Deus. [Agora,] Só nos resta saudade. Descanse em paz ao lado de seu amado pai e de seus tios, e tias. Que Deus, na sua infinita misericórdia, te acolha em seus braços. Descanse em paz, meu primo José de Alencar Lima Junior“, escreveu.

O velório de José de Alencar, que serviu no 27° Batalhão de Infantaria Paraquedista da Vila Militar, será nesta segunda-feira (4), das 15h às 18h, no Crematório e Cemitério Vertical da Penitência, no Caju, Zona Norte do Rio. O corpo passará por cremação após a cerimônia de despedida, informou o jornal O Dia.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques